Com o objetivo de cumprir dois mandados de busca e apreensão contra dois homens, de 35 e 42 anos, suspeitos de estelionato e lavagem de dinheiro, foi iniciado pela Polícia Civil nesta terça-feira (04), a Operação Ventania. As ordens judiciais foram expedidas pela 9ª Vara Criminal da Comarca de Natal. As diligências foram realizadas nos bairros Capim Macio e Cidade Alta.
De acordo com as investigações, os suspeitos, funcionários de uma multinacional do setor de energia eólica, teriam tentado sacar indevidamente valores da conta comercial da empresa, utilizando cheques em branco com assinaturas falsificadas de um dos sócios.
A polícia foi acionada em 15 de janeiro de 2025 e iniciou as apurações. Durante as investigações, foi constatado que os cheques apresentados não haviam sido assinados pelo sócio da empresa, que, na época, encontrava-se em viagem internacional.
O modus operandi dos investigados consistia em realizar diversos saques fracionados da conta empresarial e, posteriormente, repartir os valores em espécie entre si. Segundo a empresa lesada, foram efetuados mais de 32 saques fraudulentos, resultando em um prejuízo superior a R$ 350 mil.
Durante a operação, também foi cumprida uma ordem de sequestro de um veículo de luxo, avaliado em aproximadamente meio milhão de reais. Além disso, os investigados foram intimados a cumprir medidas cautelares diversas da prisão, determinadas pelo Poder Judiciário.
O nome da operação, “Ventania”, faz referência ao ramo de atuação da empresa vítima do crime. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população e incentiva o envio de informações anônimas por meio do Disque Denúncia 181.