Mal terminou o pleito de 2022, quando o eleitorado foi convocado para escolher seus representantes na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, na Governadoria e Presidência da República, a classe política já deu início às conversações para o pleito municipal de 2024.
Enquanto em Natal e Mossoró as peças políticas começam a ser mexidas no tabuleiro eleitoral, em Parnamirim, terceiro maior colégio eleitoral do RN, políticos da situação, com ligação direta ao prefeito Taveira, e da oposição, começam a manifestar seus interesses em disputar o pleito e já buscam alternativas para se aproximar do eleitorado.
O prefeito Taveira, que teve o seu mandato renovado na última eleição municipal realizada em 2020, trata de viabilizar a escolha do seu sucessor buscando alternativas entre pessoas de sua estreita confiança e com densidade eleitoral para enfrentar a oposição, representada até então pela professora Nilda que perdeu o pleito por uma margem menor que 10 pontos percentuais, levando em consideração os 137 mil eleitores. Nilda perdeu por cerca de 8 mil votos de maioria em 2020.
SITUAÇÃO
No tabuleiro da sucessão municipal em Parnamirim, o bloco liderado pelo prefeito Taveira já registra nomes como o do presidente da Câmara Municipal Wolney França, do radialista e apresentador de televisão Salatiel de Souza, do secretário Homero Grec e da vice-prefeita Kátia Pires.
Na avaliação dos mais próximos ao atual prefeito, o nome de Wolney (PSC), até então o preferido de Taveira, perdeu força quando sua esposa, na eleição de outubro passado não apoiou a candidatura de Taveira Júnior para deputado estadual; a mulher de Wolney votou em Ezequiel Ferreira. Homero teme exposição por conta de processos judiciais que ainda enfrenta. Por sua vez, apesar de estar secretária municipal de cultura e ser a vice-prefeita, Kátia Pires (União Brasil) tem a densidade eleitoral requerida, continua a fazer um trabalho de conquista de adeptos por todo o município, mas não preenche o requisito de pessoa de total confiança do atual chefe do executivo municipal. Já o comunicador Salatiel de Souza (União Brasil), amigo pessoal do prefeito Taveira e que recentemente transferiu o seu domicilio eleitoral para Parnamirim, começa a fazer contatos junto às comunidades em busca de expor o seu nome como pretenso candidato a prefeito nas próximas eleições.
Mesmo com esses quatro nomes sendo trabalhado pela situação, o prefeito Taveira objetiva estimular um maior número de pretensos candidatos à sua sucessão e promete acompanhar todos os movimentos através de pesquisas de opinião pública até que chegue a hora de definir o candidato de sua preferência respaldado pela preferência do eleitorado parnamirinense. A meta é eleger o sucessor.
OPOSIÇÃO
A professora Nilda (Solidariedade), que no último pleito enfrentou o coronel Taveira (Republicanos), representando a oposição, continua com o mesmo intento e o seu trabalho junto à comunidade tem permanecido, sempre buscando alternativa para se manter próximo ao eleitorado, como foi o caso da eleição de outubro passado, ocasião em que disputou na condição de candidata a deputada federal, obtendo mais de 10 mil votos no seu município, o que corresponde a quase 10% dos votos válidos apurados em Parnamirim, alcançando o primeiro lugar entre os que pleitearam chegar à Câmara dos Deputados junto àquele eleitorado, enquanto que o filho do atual prefeito, Taveira Junior, conseguiu 11.468 votos que o ajudaram a se eleger deputado estadual.
Segundo a reportagem conseguiu apurar, a professora Nilda pretende voltar a disputar o pleito municipal, mas sem outras lideranças políticas ao seu lado fica difícil conseguir alcançar êxito em sua pretensão. Por outro lado, o que se comenta, apesar da mesma não ter confirmado, é que a vice-prefeita Kátia Pires está definitivamente decidida a não voltar a disputar o mesmo cargo na próxima eleição e, em caso de não viabilizar a sua pretensão de ser a candidata a prefeita pela situação, poderá fazer composição com a professora Nilda, na oposição.
E assim, a sucessão municipal de Parnamirim vai abrindo espaços e fazendo com que os seus pretensos candidatos ampliem seus contatos em busca de viabilizar as suas pretensões na sucessão do prefeito Taveira.