O cenário político em Natal ganha contornos mais definidos com a decisão do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) em manter sua pré-candidatura à Prefeitura de Natal. Após semanas de encontros e reuniões com inúmeras lideranças políticas municipais e estaduais e tentativas de costurar alianças eleitorais com nomes como o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), também pré-candidato em Natal, e o senador Rogério Marinho (PL), o parlamentar resolveu se manter como protagonista na corrida pela sucessão na Capital.
A decisão de Paulinho Freire parece não ter agradado à cúpula do União Brasil no Rio Grande do Norte, que estava em negociações avançadas com Carlos Eduardo focando em apoiar a candidatura do ex-prefeito. Ao Diário do RN, nesta quinta-feira (18), o presidente do União Brasil no Estado, senador José Agripino Maia, foi lacônico em suas palavras sobre o tema. “Essa decisão não é do partido, é de Paulinho”, afirmou.
Procurado para confirmar, ou não, a manutenção de sua pré-candidatura, Paulinho não comentou sua decisão, mas é sabido nos bastidores da política que ele foi “pressionado” por parlamentares municipais e federais para isso. Em termos de apoio, Paulinho já assegurou alianças significativas e, por isso, a pressão para que ele confirme sua pré-candidatura cresce entre os aliados políticos, inclusive de partidos como Podemos, PSDB, PL e do próprio União Brasil.
Nesta quinta-feira (18), Paulinho se reuniu com o senador Rogério Marinho (PL) e 12 vereadores, na casa de Dickson Junior (PDT). Estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome e os parlamentares Felipe Alves (UB), Aroldo Alves (PSDB), Nina Souza (PDT), Camila Araújo (UB), Klaus Araújo (PSDB), Nivaldo Bacurau (PSB), Raniere Barbosa (sem partido), Robson Carvalho (UB), Tércio Tinoco (UB) e Chagas Catarino (PSDB).
No âmbito municipal, a pressão vem em formato de apoio de grande parte da bancada de apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) – com quem o parlamentar ensaiava um entendimento que azedou por completo após a exoneração em massa dos cargos comissionados ligados à vereadora Nina Souza (PDT) na Prefeitura, nesta terça-feira (16).
Já no âmbito federal, Paulinho conta com o apoio dos senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos), ambos comprometidos com sua candidatura desde 2023. Rogério quer apoiar o deputado em busca de desvincular o Partido Liberal da imagem de radicalismo bolsonarista, e, assim, ganhar votos da ala moderada da direita potiguar.
Já Styvenson vê na candidatura de Freire uma renovação necessária, e confirmou, em entrevista à jornalista Carol Ribeiro, que garantiu apoio ao deputado desde março do ano passado, quando começaram a conversar. “Para mim, já está confirmado, não tem mais o que correr ou que retroceder. Styvenson e o Podemos estão com ele na candidatura ao Executivo Municipal. É uma renovação diante dos quadros que temos aí”, disse.
APOIOS JÁ GARANTIDOS
Diante disso, Paulinho Freire tem, em seu palanque, até o momento, confirmados, os partidos União Brasil, PP, Podemos e PL, que garantirão maior tempo de TV e rádio e um Fundo Eleitoral consideráveis para ele sustentar sua campanha política se apresentar a Natal.
Até o momento, Paulinho Freire conta com o respaldo de partidos como União Brasil, PP, Podemos e PL, proporcionando-lhe tempo considerável de TV, rádio e um Fundo Eleitoral substancial para sustentar sua campanha.
As reviravoltas nas negociações políticas colocam em xeque a expectativa anterior de que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves contaria com o apoio do União Brasil e do grupo de Paulinho Freire. A possibilidade de uma aliança, que parecia viável no final do ano passado, agora se tornou remota.
MENSAGENS SUBLIMINARES
Apesar da resistência em comentar a manutenção de sua pré-candidatura, Paulinho Freire deixou mensagens subliminares em suas redes sociais no final de dezembro, sugerindo que a decisão já estava tomada. Na primeira postagem, escreveu: “…oportunidade para celebrar parcerias e fortalecer laços de união. Juntos, construímos uma Natal e um Rio Grande do Norte cada vez melhor”.
Já na segunda publicação, do mesmo dia, agradeceu a participação na confraternização promovida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Eriko Jácome (PP) e afirmou que, “estar presente nesse evento não apenas fortalece laços, como alinharmos os rumos que tomaremos em 2024”.