A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) divulgou nesta terça-feira (25) uma nota de pesar pelo falecimento do médico oftalmologista Araken Britto, que faleceu na segunda, ao ser atropelado por uma carreta na Av. Salgado Filho, em frente do Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste de Natal. O órgão lamentou o “trágico sinistro de trânsito” e prestou solidariedade a familiares de amigos “neste momento de imensa dor e sofrimento”.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) manifesta profundo pesar pelo falecimento do médico e ciclista Araken Britto, vítima de um trágico sinistro de trânsito ocorrido na manhã desta-segunda (24), na Avenida Senador Salgado Filho. Aos familiares e amigos, nossa solidariedade neste momento de imensa dor e sofrimento.
A STTU informa que os Agentes de Trânsito estiveram no local do sinistro imediatamente após o ocorrido, adotando todos os procedimentos técnicos e legais previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Foi lavrado o Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT), peça essencial para subsidiar as investigações e possibilitar a apuração dos fatos. O órgão destaca ainda que a via está bem sinalizada e que equipe de inspetores e agentes de mobilidade mantém fiscalização permanente no local, além de acompanhar o trânsito na região pela Central de Monitoramento.
O órgão destaca ainda que, em qualquer ocorrência de trânsito, a prioridade da STTU é sempre preservar a vida das vítimas, garantir o atendimento médico de urgência e assegurar o cumprimento dos procedimentos legais. Infelizmente, apesar de todos os esforços para o socorro imediato, o ciclista não resistiu às lesões provocadas pelo sinistro.
No atendimento inicial também foram realizadas verificações como o teste de alcoolemia e a análise das documentações do condutor do caminhão envolvido no sinistro. Diante disso, a STTU reafirma que todo o material será encaminhado às autoridades competentes e o caso segue agora sob investigação da Delegacia de Acidentes de Trânsito [Polícia Civil], que tem a prerrogativa de elucidar os fatos e apurar responsabilidades.
A STTU reforça seu compromisso com a transparência, com a justiça e com a busca por um trânsito mais seguro e humano para todos. Mais uma vez, nossos sentimentos à família do médico e ciclista Araken Britto”.