A Secretaria de Mobilidade Urbana montou um esquema especial de trânsito para cobrir os bloquinhos durante as prévias carnavalescas deste fim de semana, em Natal. De acordo com o órgão, equipes de inspetores e agentes de mobilidade irão trabalhar na atuação direta da geração viária, dos bloqueios de vias e na orientação aos foliões, pedestres, ciclistas e condutores de veículos como também na gestão da fluidez do trânsito.
De acordo com a STTU, a partir da passagem dos blocos por cada via e dispersão, o trânsito retoma às condições normais.
Nesta sexta-feira, o bloco “K D Xodó” tem concentração na Av. Rodrigues Alves, na Casa do Goiamum, a partir das 16h. Percurso: Rodrigues Alves, rua Ceará-Mirim e Hermes da Fonseca com dispersão no Aero Clube de Natal.
No sábado, o bloco “Nem se acaba, nem fica pouco” tem concentração na Praça Augusto Leite, a partir das 15h. Percurso: rua Major Laurentino de Morais, Alberto Maranhão e Av. Hermes da Fonseca com dispersão no Aero Clube de Natal.
Também no sábado, o bloco “Enquanto Campos Corre, Sales só Caminha” tem Concentração Largo do Atheneu, a partir 16h. Percurso: Av. Campos Sales, Largo do Atheneu até a rua Maxaranguape com dispersão.
O trabalho contará com reforço também da Central de Monitoramento do órgão. Agentes de mobilidade irão monitorar em tempo real toda a movimentação do trânsito através das câmeras para que, se necessário, sejam realizados os ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir as boas condições viárias de trafegabilidade.
Novas intervenções para cobrir as prévias de Carnaval em Natal serão anunciadas nesta sexta-feira (21). Os telefones 3232 9107 e 98870 3862 estão à disposição para mais informações e ocorrências no trânsito.
Não é Não: Prefeitura e MPRN firmam cooperação técnica
Nesta semana, também foi firmado um acordo entre o Ministério Público, representado pela promotora do direito da mulher, violência doméstica e família, Érica Canuto, e a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), para implementação de uma ação no Carnaval 2025.
Intitulada de “Não é Não”, a ação tem como objetivo proporcionar uma maior segurança para as mulheres durante o período carnavalesco. A secretária Andrea Dias explicou que a parceria entre a Prefeitura, SEMUL e o Ministério Público é fruto do compromisso estabelecido para promover a segurança e apoio às mulheres de Natal.
“Estamos assinando esse termo de cooperação que vai ser estabelecido para o carnaval e durante todo o ano. Então, o protocolo do Não é Não foi estabelecido para que elas se sintam mais protegidas, seja em bares, restaurantes ou em festas. As mulheres da nossa cidade agora podem contar com mais um apoio para garantir a sua segurança e proporcionar um ponto de acolhimento” comentou Andrea Dias.
Para Érica Canuto, é de suma importância existir um espaço de acolhimento para mulheres em ambientes festivos para que ela possa buscar auxílio caso tenha alguma violação do seu direito.
“Esse termo de cooperação vem trazendo algumas diretrizes para proteger as mulheres nesses locais de festa. Se a mulher disser não, tem que ser respeitado! Depois do não pode ser uma importunação sexual ou um assédio, ter locais de visibilidade que essa mulher pode procurar em caso de violação, se ela for importunada ou assediada, é muito importante.”, explicou a promotora.