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    Solicitação

    STTU avalia solicitação do Seturn sobre priorizar transporte coletivo na Felizardo

    O Seturn manifesta preocupação com a retenção de ônibus na entrada da Ponte de Igapó, onde o trânsito tem ficado engarrafado.
    24/04/2024, 04:56 Cidades
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    Faixa exclusiva foi implementada em trecho administrado pelo Dnit - Foto: Reprodução

    Por Ana Beatryz Fernandes

    Até o início da noite desta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) ainda não tinha um posicionamento sobre o pedido do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Natal (Seturn), solicitando a criação de uma faixa exclusiva para ônibus na Avenida Felizardo Moura, sentido Quintas – Zona Norte, no horário entre às 16h e 18h30, em dias úteis. Em ofício encaminhado à secretaria na última segunda-feira, o Seturn manifesta preocupação com a retenção de ônibus na entrada da Ponte de Igapó, onde o trânsito tem ficado engarrafado.

    “Nas reuniões que participamos com a STTU, a PRF e o DNIT, ficou acertado que o DNIT e a PRF ficariam com o lado de Igapó e a STTU com a Felizardo Moura. O DNIT já resolveu, restringindo a circulação das 06h às 08h da manhã, no sentido Zona Norte / Quintas, falta a STTU resolver o problema à tarde, das 16h às 18h30”, explica o consultor técnico do Seturn, Nilson Queiroga.

    O consultor ainda afirma que pela Ponte de Igapó passam mais pessoas no transporte público do que nos veículos particulares e assim a iniciativa trará benefício para os 105 mil passageiros das 33 linhas que trafegam pela região, contribuindo para a melhoria da mobilidade.

    Estudante e moradora da zona norte, Hellen Oliveira, concorda com o exposto: “Acredito que beneficia a população, afinal, passar duas ou três horas em pé dentro de um ônibus no calor, esperando por conta do trânsito que é resultado da lotação de carros que podem ir pela Ponte Nova”. A estudante acredita que a medida também pode ajudar na diminuição dos atrasos dos ônibus, que terão uma melhor rotatividade.

    Por outro lado, os motoristas de aplicativos se posicionam contra essa medida, como é o caso de Walter Cunha, que expõe suas preocupações com a possibilidade da restrição e o uso da Ponte Newton Navarro como alternativa: “Fica difícil porque eu tenho que dar uma volta muito grande em um trajeto que poderia ser feito de forma mais rápida, além do gasto mais alto com gasolina e o tempo perdido nesse processo que poderia pegar outra corrida, eu sou trabalhador tanto quanto quem está voltando de seu trabalho no ônibus”.

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