A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios divulgou, nesta terça-feira (21), a lista das 100 Startups to Watch 2025, que chega à sua oitava edição destacando os negócios de base tecnológica mais promissores do país. Pelo segundo ano consecutivo, a BlinDog, pet tech integrante do Programa de Incubação do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), figura entre as selecionadas. A empresa é a única startup potiguar reconhecida na lista, elaborada em parceria com as consultorias EloGroup e Innovc.
As empresas foram avaliadas em critérios como grau de inovação, potencial de mercado, escalabilidade, equipe e maturidade da solução. Segundo Camila Florentino, vice-presidente da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), “a curadoria funciona como um radar para investidores, empresas e formuladores de políticas públicas”.
A edição de 2025 reforça ainda um importante recorte de diversidade: 52% das 200 finalistas têm, no mínimo, metade do quadro societário formado por pessoas que se declaram pretas, pardas, amarelas, mulheres, LGBTQI+ e/ou com deficiência. Na lista final, 48 das 100 startups apresentam esses marcadores.
Inserida nesse contexto, a BlinDog é comandada por duas mulheres, Luana Wandecy e Amanda Holanda. Pioneira global no desenvolvimento de soluções tecnológicas para cães cegos, a empresa utiliza uma tecnologia patenteada internacionalmente que combina design leve, conforto e estímulos vibratórios para alertar os cães sobre obstáculos e ajudá-los a recuperar autonomia.
Para Luana Wandecy, CEO da BlinDog, o reconhecimento reflete o trabalho e a constância da equipe. “Estamos extremamente felizes porque é um reconhecimento muito importante. Passamos anos trabalhando duro para fazer parte dessa lista e agora estamos pelo segundo ano consecutivo nela. Isso mostra que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando forte para colocar o RN em destaque novamente.”
Confira aqui a lista completa das 100 Startups to Watch 2025.