GIRO PET
![](https://diariodorn.com.br/wp-content/uploads/2024/01/04-2.png)
História da minha vida com pet contada por Renata Carvalho
![](https://diariodorn.com.br/wp-content/uploads/2024/01/01-1.png)
Sou Renata Carvalho, jornalista e mãe de Luna, uma Shitzu de 2 aninhos que mudou toda minha vida. Com ela, vivo o sentimento mais puro de cuidado, amor, atenção e companheirismo. Mas, antes de Lulu chegar sempre tive uma forte relação com os animais e, em especial, com os cachorros. Quando criança, morava em Maceió/AL, e o sonho era ter um cachorrinho, foi quando ganhamos uma poodle preta, que se chamava Sandy, um doce de cachorro, super companheira, dócil. Porém, em um passeio, acidentalmente Sandy ingeriu veneno e acabou falecendo. Uma dor imensurável!
Diante da perda de Sandy, minha família estava decidida a não querer mais nenhum animal devido o sofrimento. Contudo, o destino nos reservava mais um presente, no ano de 2007, uma irmã da minha mãe nos presenteou com um cachorrinho, outro poodle, que dessa vez se chamava Spike, inspirado no desenho do Tom e Jerry.
Spike era totalmente diferente de Sandy, era mais bravo, apegado ao meu irmão – escolheu seu humano preferido -, mesmo assim cuidava e amava. Esteve conosco por 13 anos e devido a inúmeros problemas de saúde, em decorrência da idade acabou não resistindo. E mais uma vez precisamos nos despedir do nosso companheiro.
Dessa vez, meus pais tinham jurado que jamais aceitariam animal em casa. Mas, eu sonhava ainda em ter outro cachorrinho, em poder cuidar como um bebê e foi quando em 2021, resolvi pegar Luna. Apesar de muitas vezes ouvir do meu pai: “eu não aceito mais animal aqui em casa!”, “você volta pela mesma porta que entrou se chegar aqui com cachorro”. Na primeira semana de Luna em casa, já conquistou a todos. Super dócil, carinhosa. Contudo, para a surpresa de todos, o humano preferido escolhido não foi a mim e sim o meu pai! Isso mesmo, aquele que não queria ela em casa. Hoje, Lulu é o amor da vida dele, uma companheira de todas as horas. Luna veio para completar a nossa família e nos encher de amor!
Me Leva pra Casa
Olá! Miaumigos!
Sou Dudu, tenho sete meses e gostaria muito nesse início de ano de fazer parte da sua família. Sou brincalhão e dócil, já estou vermifugado e castrado. Então! Me leva pra casa! É só ligar e fazer a adoção responsável. (84) 99644-8103.
![](https://diariodorn.com.br/wp-content/uploads/2024/01/02-1.png)
Informes Pet
É VERÃO
Mês de janeiro, período de férias, sol e mar. É verão! E com a chegada do verão, a temperatura é bastante elevada. O importante é lembrar para os tutores que os pets também podem aproveitar essa época do ano com os devidos cuidados. Segue aqui alguns deles: Não caminhar em horários de sol intenso, isso queimaria as patinhas dos animais e poderia causar desidratação; não deixar o pet por muito tempo em contato com a água do mar, pois o contato por muito tempo pode ocasionar água nas orelhas e ingestão, o que poderia causar complicações ao animal, como otite, dores abdominais e vômitos. Não deixar o pet em contato com objetos que estejam expostos na areia, o que poderia causar intoxicação e até levar a óbito. Sempre oferecer água e lanchinhos levados exclusivamente para ele.
É BOM SABER
Em setembro de 2020, entrou em vigor a Lei nº14.064/2020, para aumentar as penas atribuídas ao crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato. A lei prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em ⅓ a ⅙.
COREIA DO SUL
O Parlamento da Coreia do Sul aprovou na última terça-feira (09.01) uma lei que proíbe a indústria de carne de cachorro, que está em declínio em razão da pressão dos ativistas da causa animal pelo fim do hábito alimentar. A legislação visa proibir a criação, o abate e a venda de cães para consumo alimentício. A partir de 2027, quem for pego envolvido neste tipo de crime poderá pegar de dois a três anos de cárcere.