GIRO PET
No dia 31 de julho é comemorado O dia Nacional do Vira-lata, também conhecido por SRD (Sem Raça Definida)! Para homenagear os nossos aumigos SRD, o Giro Pet vai mostrar alguns momentos com esses lindos(SRD)! Tem (1) a modelo (2), o da balada (3), a beijoqueira, e (4) o amigável.
História da minha vida de pet na visão de Paçoca, ex-Galego, contada por Ana Paula Pachelli @amorsrd


Oi, gente, vocês lembram de mim??? Eu fui resgatado pela tia Ana Paula Pachelli no dia 31.12.2022, depois de ser abandonado, junto com meu amigo Caramelo, por quem devia me amar, me proteger e me dar carinho. Caramelo já havia sido adotado por uma família maravilhosa e eu fiquei passando uns dias lá…. quase 7 meses. Pois é! Foi bom o tempo em que eu dividi a casa, os pais e a irmã peluda do Caramelo, mas eu precisava de uma família para mim, sabe?! E a tia Pachelli nunca desistiu de mim, ela sempre sonhou com o dia em que receberia a mensagem de alguém perguntando: Ele já foi adotado? Eu quero adotar Galego!
E esse direct finalmente chegou. A minha mãe, Elane, se apaixonou pelo meu olhar, ela sentiu que tínhamos algo em comum. Que nosso passado era parecido e merecia ser mudado. Ela descobriu que existe amor depois da dor, e que o amor é capaz de curar todas as feridas, até aquelas que deixam marcas na alma.
Eu confesso que sair da casa de Caramelo foi apavorante. Na verdade, eu tenho muito medo de qualquer pessoa que se aproxime de mim. Minhas feridas ainda são latentes. Tomei um bom banho, fiquei cheiroso e fui para minha casa no dia 24.06.2023. Essa é a data do meu renascimento, da minha nova vida.
Faz pouco mais de um mês que eu fui adotado e tenho uma família, mas ainda sinto muito medo. Mas a mamãe sabe, me entende, me respeita, respeita meu tempo e vê minha evolução no dia a dia. Eu tenho um quintal cheio de plantinhas, uma varanda onde crianças brincam, um quarto e uma caminha quentinha onde adoro passar boa parte do meu dia, onde sou feliz, onde me sinto amado e protegido.
Ah, esqueci de me apresentar, hoje eu me chamo Paçoca. Além da mamãe Elane, eu tenho uma irmã chamada Nina, por quem sou apaixonado e a sigo para todos os lugares. Vocês acreditam que se eu fico muito tempo sem vê-la ou se ela passa muito tempo no banheiro eu choro de saudades? Nina é meu porto seguro. O quarto dela também é meu quarto. Nós dormimos assim, juntinhos. Ela me protege e eu a protejo. Somos irmãos, afinal.
Se você quiser ver um pouquinho da minha nova vida e acompanhar minha evolução, me segue no instagram @dogpacoca2406
Me leva pra casa
Olá! Humanos!
Eu me chamo Fofinha, sou uma vira-lata bem charmosa e ainda bebezinha! Estou na expectativa de um lar para chamar de meu e dividir com você minhas travessuras e aventuras! Só depende de você! Me leva para casa?
É só ligar (84) 99645-5454 para fazer a adoção responsável.


Informes Pet
VIRA-LATA
Acredita-se que o termo vira-lata tenha surgido do fato de que muitos deles costumam viver nas ruas e que, na luta pela sobrevivência, é comum vê-los revirando latas ou sacos de lixo para encontrar alimento. Vira Latas (português brasileiro) ou rafeiro (português europeu) são cães ou gatos sem raça definida (SRD), eles são carinhosos, brincalhões e parceiros. Costumam ser muito fiéis aos seus tutores, demonstrando amor e companheirismo. Sua expectativa de vida pode chegar aos 16 anos.
CRAND E GRAND
São termos geralmente referenciados em textos veterinários. sendo CRAND (Cão de Raça Não Definida) e GRAND (Gato de Raça Não Definida)
SRD E OUTRAS IDENTIDADES
Guaipeca – origem tupi-guarani, usada para dar nome a qualquer cachorro. O termo é popular também no Rio Grande do Sul.
Pé-duro –origem nordestina, é utilizada para dar nome a vira-latas que vivem no sertão e andam com vaqueiros.
Totó – origem na França, criada a partir da palavra “toutou”, que significa cachorrinho, no Brasil, se popularizou em todas as regiões do Brasil.
Cusco- originária do estado do Rio Grande do Sul, possui influência espanhola, pois o nome é proveniente da palavra “gozque”, que significa “cachorrinho”.
VIRA-LATAS INFLUENCERS
Gatos Influencers: @gatomiu, @gatalunacatarina, @gatomiu, @atena_tcat, @nala_cat,
Cachorros Influencers: @estopinharossi, @tucsonprime, @pippamaria, @capi.pet, @cade.caju, @viralata_dede, @nina.srd, @dogpacoca2406