O tradicional desfile de 7 de Setembro reúne diversos espectadores na Praça Pedro Velho, conhecida como Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, na zona Leste de Natal, na manhã deste domingo. Nem a chuva que caiu mais cedo nem o tempo nublado na capital espantaram os natalenses, que aguardam os desfile e fazem questão de prestigiar o evento com amigos e familiares. A estudante Arieli Nunes, de 22 anos, veio acompanhar o desfile pela primeira vez para ver a irmã.
“Ela vai desfilar pela Polícia Militar, então, vale a pena enfrentar chuva e tempo nublado. Estou com uma expectativa muito alta. O evento está muito organizado e bonito”, disse. A aposentada Ligória Fernandes, de 62 anos, veio ao evento incentivada pelo filho. ” Ele e minha nora me pediram para vir. Assisti a um desfile há muito tempo, mas agora quero mostrar para o meu neto como a posição militar é linda”, falou a aposentada, que é avó de João Gabriel, de 3 anos.
O Desfile Cívico-Militar acontece em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil. Em Natal, o evento é organizado pela Marinha, por meio do Comando do 3º Distrito Naval, e conta com a presença de aproximadamente 5 mil participantes, entre militares, civis e estudantes de escolas públicas e privadas. Apenas da rede estadual de ensino, são 691 alunos de nove escolas que participarão do desfile.
Trânsito
Desde 5h deste domingo as vias do entorno da Praça Cívica, onde o desfile acontece, estão interditadas para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego durante o evento. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal, o bloqueio será mantido até 12h. O percurso oficial tem início no entroncamento da Av. Hermes da Fonseca com a Av. Almirante Alexandrino de Alencar, onde acontecem as concentrações das forças armadas, seguindo pelas seguintes vias:
- Av. Hermes da Fonseca
- Rua Coronel Joaquim Manoel
- Av. Nilo Peçanha
- Av. Prudente de Morais
- Rua Apodi (ponto de dispersão das tropas)
Agentes de mobilidade urbana estão presentes em todo o trajeto para orientar motoristas, organizar os desvios e garantir a travessia segura de pedestres. A STTU reforça que os condutores devem estar atentos à sinalização instalada no entorno da Praça Cívica e programar rotas alternativas para evitar atrasos. A Secretaria definiu os desvios de itinerário das linhas de ônibus que circulam pela região dos bairros de Tirol e Petrópolis. Todas as informações sobre as alterações no transporte púbico da capital nestas áreas estão disponíveis nos canais oficiais da STTU.
*Com informações de Tribuna do norte