Um dos principais personagens políticos da administração Fátima Bezerra (PT) no Rio Grande do Norte nos últimos quatro anos, o vice-governador Antenor Roberto (PCdoB) ainda não tem uma definição do que acontecerá com ele a partir de 1º de janeiro de 2023, quando entregará a faixa de primeiro-auxiliar da gestora estadual para o vice eleito Walter Alves (MDB). Por enquanto, Fátima anunciou os nomes de apenas sete auxiliares, sendo que destes, cinco se manterão nas atuais pastas.
Questionado se já recebeu indicativo ou convocação da governadora para assumir o comando de alguma secretaria estadual ou o comando de algum órgão da administração, Antenor respondeu que, até esta terça-feira (27), não. Com o semblante tranquilo e amistoso, de sempre, sorriu, ao dizer que, “hoje são 27 de dezembro e não tem nada formalizado não. Tenhamos um pouco mais de paciência, né?”.
Antenor sabe os desafios que Fátima e Walter enfrentarão durante o segundo mandato no RN, em especial a revisão na estrutura administrativa do Estado. “Também os desafios na infraestrutura e nas políticas sociais face às sinalizações da equipe de transição do governo Lula”, listou.
Procurador do Estado, Antenor Roberto é dirigente estadual e membro do Comitê Nacional do PCdoB e já afirmou, em várias ocasiões, que caso não assuma nenhum cargo político na gestão estadual, voltaria tranquilamente às suas atividades profissionais. A governadora já afirmou que o aliado estará ao lado dela na futura gestão.
AUXILIARES JÁ DEFINIDOS
Enquanto ainda não decide e anuncia os nomes para as demais pastas e órgãos estaduais, incluindo as mais visadas e problemáticas do Estado: Educação e Saúde, Fátima anunciou apenas os nomes de sete auxiliares.
Destes, cinco permanecerão onde estão: Aldemir Freire em Planejamento e Finanças (Seplan); Carlos Eduardo Xavier na Tributação (SET); Daniel Cabral na Comunicação (Secom); Raimundo Alves na Casa Civil e coronel Francisco Araújo na Segurança Pública, com coronel Alarico na Polícia Militar, coronel Monteiro nos Bombeiros e a delegada Ana Cláudia Saraiva na Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol).
Os outros dois nomes anunciados são da economista Virgínia Ferreira, que deixará a Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos para chefiar a pasta de Gestão e Projetos Especiais; e a advogada Luciana Daltro, que comandará a Controladoria Geral do RN.