As inovações, desenvolvimentos tecnológicos e pesquisas voltadas para a indústria do Rio Grande do Norte, as iniciativas para formação de profissionais capacitados e as tendências mais avançadas de sustentabilidade estiveram em destaque, na quinta (24) e sexta-feira (25), durante o “Sistema FIERN Experience”, evento que integrou a programação dos 70 anos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).
Os dois dias — no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI — foram marcados por exposição de tecnologias e serviços da FIERN, SENAI, SESI e IEL, além do Observatório da Indústria Mais RN. O auditório instalado no local esteve frequentemente lotado pelo público que acompanhou as palestras sobre as perspectivas de um futuro mais sustentável.
“Este evento foi um marco para os 70 anos da FIERN. Tivemos uma demonstração da produção de conhecimento desenvolvida pelo Instituto de Energias Renováveis do SENAI, do ensino qualificado das Escolas do SESI e da formação profissional de excelência e da pesquisa executadas nos Centros de Formação do SENAI, além dos programas em andamento no IEL”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do RN, Amaro Sales de Araújo. “As discussões sobre sustentabilidade também foram relevantes para mostrar as tendências que lideram os mercados”, acrescentou.
Um dos palestrantes do Sistema FIERN Experience foi o representante da Confederação Nacional da Indústria no Conselho do Fundo Amazônia (COFA), Marcelo Thomé. Ele defendeu que o Brasil aproveite o atual momento da conjuntura internacional para liderar a economia de baixo carbono. “O Brasil sempre foi o país do futuro e agora não pode desperdiçar a oportunidade de ser protagonista”, disse Marcelo Thomé, presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO) e do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COEMAS) da CNI.
Gerente executiva de Safety e Sustentabilidade da Nestlé Brasil, Cristiani Raquel Vieira destacou, em palestra durante o evento, que em uma indústria “é preciso uma governança clara, definição de papéis e responsabilidades, com elementos de sustentabilidade”.
“As empresas estão sendo cada vez mais cobradas para terem negócios éticos. O ‘Business Ethics’ é uma tendência atual que terá continuidade”, disse Raquel Henriques, gestora de Recursos Humanos da Jaguar Land Rover, que também foi palestrante no Sistema FIERN Experience.
A gerente de ESG [Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês] da AES Brasil, Andrea Santoro, apontou, ao falar para o público do evento, o crescimento socioeconômico alavancado por investimentos em geração de energia eólica e a contribuição do setor para o desenvolvimento sustentável. Houve, na ocasião, a formatura da primeira turma só de mulheres especializadas em Energia Eólica, fruto de parceria entre AES e SENAI.
Visitação
Nos dois dias de evento, também estiveram disponíveis para visitação ao público uma exposição diversificada, interativa e tecnológica sobre as inovações dos produtos e serviços oferecidos pelo SENAI, SESI, IEL e FIERN. No Espaço Quiz, os jovens podiam fazer teste de vocação profissional. Também estavam em exposição projetos de pesquisa em andamento como o buggy elétrico, desenvolvido em uma parceria entre o SENAI e a Selvagem.
A exposição incluiu projetos de pesquisa do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), entre as quais as que resultam em inovação e tecnologia em áreas como o desenvolvimento de combustíveis limpos, respiradores com custo reduzido, boias para equipamento de medições das condições meteorológicas para instalação de parque eólicos offshore [no mar].
Também foram apresentados aos visitantes o uso de impressora 3D para produção de alimentos e atividades de formação profissional em automação residencial e industrial, construção civil e mecânica de manutenção.
Pesquisadores do ISI fizeram uma demonstração de uma unidade em miniatura de uma célula que faz a produção de hidrogênio verde. A unidade faz o processo usando placas fotovoltaicas para produzir energia, transformar água em hidrogênio.
O Observatório da Indústria Mais RN esteve presente com um painel de indicadores econômicos das principais atividades do RN, atualizado de forma dinâmica.
Durante o Sistema FIERN Experience, ainda houve a cerimônia de entrega da etapa estadual do Prêmio IEL de Talentos, realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte (IEL-RN). A entrega foi na noite de sexta-feira (25). A solenidade reconheceu as melhores práticas inovadoras de estagiários, empresas e instituições de ensino. No total, foram três categorias em disputa: Estagiário Inovador, Empresa Inovadora e Educação Inovadora.