Potencial turístico de Canguaretama
No ano de 2021 até 2022 tive a grata alegria em compor a equipe da Secretaria de Turismo de Canguaretama na condição de Secretário Adjunto ao lado do Cleriston Arruda, Secretário Municipal de Turismo e grande lutador para o desenvolvimento do setor em Canguaretama. Com isto conheci de perto o potencial turístico do destino, seja em seu aspecto de sol e praia, ou cultural e religioso.
Turismo de Sol e Praia
O destino é rico quando falamos do quesito sol e praia. Uma das mais belas praias do nosso Estado é a Praia de Barra do Cunhaú. A praia oferece belezas naturais, como uma hidromassagem natural formada no meio dos parrachos e as piscinas naturais cercadas de rochas, propícias para um delicioso banho de mar e para pegar aquele bronze. A praia é regionalmente conhecida como “o Caribe do Nordeste” com extensos manguezais, um polo produtor de camarões, caranguejos e ostras. É um lugar de tranquilidade com natureza abundante, com piscinas naturais de águas transparentes.
Passeio Ecológico e encontro do Rio com o Mar
Um dos grandes destaques em Barra do Cunhaú são os passeios de Catamarã no Naturezatur, Passeio Ecológico do Cunhaú e Sambaqui. Uma experiência incrível espera por cada visitante e turista nestes passeios, onde podem desfrutar de uma incrível paisagem e o encontro do Rio Curimatau com o Mar. Durante o passeio o turista pode conhecer a fauna e a flora nos manguezais, além de contar com uma aula sobre o habitat natural dos caranguejos e crustáceos da região, ao mesmo tempo que recebe orientações de preservação do meio ambiente. Vale destacar que o destino de Canguaretama é o único no Estado que conta com o passeio de Chalana.
Praticar windsurf e kitesurf
A região de Barra do Cunhaú garante uma grande quantidade de ventos e, assim, muita diversão. Quem chega na praia logo percebe o céu coberto pelos equipamentos de kitesurf, assim como pelas pessoas que aproveitam o mar para praticar windsurf. Várias empresas prestam o serviço de treinamento e alugam os equipamentos, além de diversos roteiros disponíveis.
Aldeia Indígena, imersão, trilhas e a Festa da Batata
Em Canguaretama também encontramos a comunidade indígena Catu de origem Potiguara. É um local incrível onde aconselho ao turista ou visitante que vai ao destino não deixar de passar e ter uma imersão na cultura indígena. Conforme relato do amigo professor e Cacique Luiz Catu, sobre a origem da aldeia, os Catu vieram do antigo aldeamento de Igramació, no século XVIII, subindo em meio a mata fechada por entre Sibaúma e a Barra do Cunhaú, onde deságua o rio, até as nascentes. A aldeia conta com um restaurante próprio, onde podemos desfrutar da culinária local, trilhas de 05 até 15km. Também podemos vivenciar na aldeia a Festa da Batata, que incentiva a produção agrícola, além de podermos vivenciar a religiosidade e cultura indígena.
Turismo Religioso Católico – Santos Mártires de Cunhaú
O destino também é mola propulsora do Turismo Religioso Católico no Estado do Rio Grande do Norte, local onde aconteceu o primeiro Massacre dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu no século XVII, precisamente no dia 16 de julho de 1645 no Engenho Cunhaú, a Capela que ocorreu o massacre foi restaurada e continua sendo um local de visitação e devoção.
A infinidade de atrativos e produtos turísticos no destino de Canguaretama, fornece a possibilidade do turista e visitante permanecer no local de três a quatro dias desfrutando de uma imersão histórica e cultural.