São Miguel do Gostoso, modelo de Governança Turística no RN
Exemplo de Governança Turística
O que faz um destino se destacar, e se tornar um dos preferidos no Estado, onde a distância de chegar não é um problema para quem deseja ir até o destino?!
São Miguel do Gostoso tem esta peculiaridade! Um destino que se encontra aproximadamente 112km de Natal, já ultrapassou as fronteiras do Brasil, despertando o interesse não apenas do Turista Nacional, mas também do Internacional.
Para mim o que acontece em São Miguel do Gostoso é um exemplo a ser seguido por todos os demais destinos do Estado do Rio Grande do Norte, a atuação com maestria da Gestão Pública através da Secretaria de Turismo e dos empresários locais fazem toda a diferença para um destino se tornar um sucesso.
Governança Turística Fortalecida
São Miguel do Gostoso descobriu o caminho com uma Governança Turística forte, buscando atuar em conjunto nas três esferas: Pública, Privada e Associativa para fazer o destino crescer e girar a economia através do Turismo. Se o destino não tem este trabalho de unidade fica difícil o crescimento. Para mim é um dos maiores modelos de governança turística forte e unida.
Acompanhei através das redes sociais a Campanha de divulgação do destino realizada e produzida pela Associação de Empreendedores de São Miguel do Gostoso, onde eles foram até a EMPROTURN apresentar a então presidente Roberta Duarte ano passado.
As ações dos empresários também têm um grande complemento com as ações do poder Público através da Secretaria de Turismo, é nítido a atuação da Secretária Janielle Linhares, onde está presente nas diversas feiras e eventos de Promoção Turística fomentando o turismo do destino, fortalecendo com estas ações a demanda turística.
Calendário de Eventos
Possui um calendário incrível de Festivais Culturais e gastronômico, entre eles se destacam: Fest Bossa & Jazz, Mostra de Cinema de Gostoso, Reveillon de Gostoso, Eita Camarão Gostoso, Gostoso Sunset Festival. O destino também se consolidou no esporte aquático kitesurf. Um dos maiores propulsores para atrair o turista é um calendário de eventos consolidado e constante, São Miguel do Gostoso tem este perfil onde faz com que o destino possa contar com um fluxo constante de turistas.
Característica impar
Já estive presente no destino algumas vezes e algo me chamou bastante atenção. As casas são alugadas apenas durante 11 meses, no décimo segundo mês o morador precisa desocupar porque a residência passará a ser um residência de veraneio e principalmente durante as festividades de final de ano como o Reveillon. Moradores durante este período deixam também suas residências para ficar na casa dos país ou parentes e alugam, é como que as residências durante este período passassem por um modelo de hospedagem INN HOUSE.
Marca Gostoso
Além de se consolidar o destino se tornou uma marca, com uma força de promoção. É fácil ver o sentimento de pertença das pessoas de São Miguel do Gostoso e o chavão: Gostoso só em Gostoso ou pegar um festival gastronômico como o Camarão Gostoso e se tornar uma referência. Onde destinos que receberam a denominação de forte produtores de Camarão não alcançaram esta grande conquista.
São estas ações que demonstram a consolidação de um destino como modelo de Governança turística. São Miguel do Gostoso é um excelente local para que destinos possam fazer um Benchmarking e aprender o que é governança turística forte.