A importância da interiorização do turismo no RN e o destino Serra Caiada
Estaremos com um foco, durante as próximas semanas que seguem, apresentando destinos importantes em nosso Estado que precisam cada vez mais serem divulgados e com uma atenção maior nas gestões municipais e estadual.
Fomento da interiorização do Turismo pelo Poder público
É necessário que a interiorização do turismo no Estado do Rio Grande do Norte possa avançar cada vez mais. Acompanhamos esta iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo, mas que precisa de uma atenção maior no que se refere às gestões municipais. Os gestores devem acompanhar as ações do Estado para o desenvolvimento do Turismo em suas regiões turísticas.
Um destino só é conhecido através do fomento por parte dos seus gestores. Por outro lado, reforçamos o que já falamos na coluna anterior, o Estado por sua vez precisa focar com mais intensidade em outros segmentos do turismo que se encontram nos destinos inseridos na interiorização do turismo. É necessário fugir do sol e praia como foco principal apenas e avançar verdadeiramente em outros atrativos e produtos turísticos.
Serra Caiada polo indutor do Turismo de Aventura, pedagógico e acadêmico
O Rio Grande do Norte conta com um forte potencial turístico em sua área rural, onde é preciso realizar uma maior promoção destes destinos com potenciais incríveis para o Turismo de aventura, rural, base comunitária, cultural e religioso. Encontramos no interior do Estado, inúmeros atrativos naturais, como Serras para a prática do turismo de aventura como é o caso do destino Serra Caiada, localizado a 66km da capital Potiguar, onde as agências de turismo podem realizar uma visita ao destino para o turista conhecer a Serra que possui 3,4 bilhões de anos.
Nós contamos com as rochas mais antigas do nosso país, e também da América do Sul, os tonalitos gnaisses que ficam na região de Serra Caiada. Estas rochas foram datadas com 3,5 bilhões de anos, nos estágios iniciais da evolução do planeta Terra, período Arqueano.
Percebemos com isto um potencial riquíssimo para um turismo pedagógico e acadêmico, com realização de aulas de campo com alunos de inúmeras instituições de educação.
O destino já se desponta com a realização de rapel e subida até a Serra com trilhas, desenvolvendo a prática do Turismo de Aventura e o contato com a Natureza.
O destino também é marcado por lendas e mitos que foram surgindo durante os anos de seu desenvolvimento. Notamos que em uma das trilhas chama tem em seu trajeto uma pirâmide que foi construída em 2012 no pé da Serra, onde marca o ponto de observação de óvnis.
Serra Caiada é um verdadeiro palco de escaladores, onde deve ser cada vez mais incentivado o esporte, atraindo e incentivando cada vez mais a vinda de agências que atuam com o turismo de aventura e desportistas de todo o país sejam profissionais ou amadores.
Beleza Natural de Serra Caiada
Ao chegar no ponto mais alto da Serra percebemos uma beleza sem igual da cidade de Serra Caiada, um cenário com uma beleza singular onde vale apena tirar aquela foto, principalmente durante o pôr do sol.
São destinos como Serra Caiada que o turista vem procurando visitar, e nosso Estado tem todo o potencial e condições para a promoção destes destinos. Acredito que potencializando a interiorização do turismo vamos poder contar com o turista bem mais tempo em nosso Estado.
Mas é necessário também que as ações das agências de turismo e guias de turismo possam abraçar a proposta oferecendo em seus portfólios estas possibilidades, gerando oportunidades para a visita a destinos como Serra Caiada.