Canguaretama Turismo Sustentável, etnoturismo e turismo religioso
Tenho acompanhado algumas iniciativas durante estes primeiros dias de Gestão Municipal de alguns destinos em nosso Estado, principalmente destinos como o de Canguaretama, que vem demonstrando um caminho e um foco coerente ao que deve realmente ser realizado.
Turismo responsável é cuidar do meio ambiente
O destino vem se preocupando com a infraestrutura turística, um trabalho que vem sendo realizado através da Secretaria de Meio Ambiente, no que se refere as águas de esgotos que por muitos anos são direcionadas para o mar. Com isto o destino de Canguaretama dá passos firmes ao que é necessário para o turismo que é a infraestrutura com o cuidado com o Meio Ambiente.
Sabemos que nos encontramos em um período de alta devido ao verão e a aproximação do carnaval, e a acolhida aos turistas, não se trata apenas em realizar grandes eventos, trazendo bandas de sucesso, ou cadastrando ambulantes e vendedores autônomos, mas sobre tudo é importante dá qualidade de vida aos moradores e também para quem vem visitar o destino.
Cuidar da infraestrutura turística passando pelo cuidado com a saúde sanitária do destino é bastante importante e demonstra um aspecto positivo para a gestão pública. Tenho visto um conjunto de ações relacionado ao planejamento que serão capazes de eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente. O tratamento da água servida que está indo direto para o mar em Barra do Cunhaú, que iniciou o seu processo de implantação na atual gestão demonstra a luta da busca de um turismo sustentável, que como fala o Prefeito Leandro Varela em suas redes sociais, que este é um momento de construir desafios em oportunidades.
Etnoturismo e Turismo Religioso


O destino de Canguaretama conta com outro desafio que é o desenvolvimento do etnoturismo e do turismo religioso. A cidade conta com a Aldeia Katu, habitada por povos indígenas de origem potiguara, onde é necessário cada vez mais fortalecer o destino com a promoção deste tão grande e importante segmento do turismo, onde a cada ano vem aumentando o interesse de turistas para visitar e vivenciar a cultura e os costumes dos povos indígenas. Também vale ressaltar que o destino conta com o turismo religioso um segmento que a cada ano vem crescendo no país e que precisa de uma atenção maior dos destinos com esta oferta turística. E aqui ressalta uma atenção não em apenas criar imagens gigantescas, mas sobretudo organizar o local de acolhida aos peregrinos e romeiros. Um espaço sagrado bem preparado com eventos constantes traz um forte resultado para o turismo religioso, principalmente com a presença de lojinhas de souvenir e artesanato local. Canguaretama é um dos destinos onde ocorreu o massacre dos Santos Mártires do Brasil, e conta com uma duas relíquias que é a Imagem de Nossa Senhora das Candeias e a Capela. Um local que podemos dizer que ali tem a memória viva do morticínio. Mas estes dois segmentos do turismo precisa de investimento em estrutura, promoção e divulgação para o destino se colocar em evidencia não apenas no sol e praia mas em um diversidade do segmento turístico. Com isto aumentará sua oferta, atraindo uma nova demanda turística.
Com este final deixo como um alerta para o destino de Canguaretama e sua nova gestão que o investimento no etnoturismo e turismo religioso deve ter uma atenção por existir um forte público para esta oferta.