Turismo e Esporte combinam?!
Algo que sempre me trouxe questionamentos, principalmente porque já atuei na Secretaria de Turismo de dois destinos aqui no Estado e quando tinha a oportunidade fazia as perguntas que eu achava pertinente. Nunca entendi porque a Secretaria de Esportes dos destinos focam mais no futebol e não em outros esportes, através desta Secretaria existe uma grande oportunidade de atrair um público para os destinos promovendo o segmento do turismo de esportes e os destinos em sua grande maioria não aproveitam esta oportunidade.
Turismo e esporte combinam sim!
É possível que um interior do Estado possa atingir uma grande adesão de turistas, do próprio estado, da região ou até mesmo nacional se ele por exemplo colocar no destino um campeonato de mountain bike com trilhas de longo percurso. Existe um vasto grupo de pessoas para isto.
Outra forma de aproveitar e atrair o turismo através do esporte são as maratonas, a capital Potiguar tem realizado várias modalidades durante todo o ano, é o exemplo da Maratona Internacional do Natal que já vai para a sua oitava edição este ano. A Maratona atinge um público de vários destinos do Estado e da região, fazendo com quê estes competidores fiquem de um dia a três dias esquentando a economia do destino através do turismo de esporte.
Outro exemplo que vale apena mencionar é o campeonato de kit surf, modalidade que os destinos de Canguaretama na praia de Barra do Cunhaú e no destino São Miguel do Gostoso vem realizando todo ano, e atraindo um forte público desta modalidade esportiva. Mas ainda existem uma variedade de destinos que ainda continuam focados apenas no futebol. Quero deixar claro que não tenho nada contra o futebol ao contrário o futebol está no sangue do brasileiro, mas se um destino deseja procurar um meio para se torna um destino turístico e não tem encontrado, vejo que a modalidade esportiva em muitos destinos podem ser a solução.
Turismo de Esporte saúde e qualidade de vida
Combinar o Turismo com o esporte é também promover a saúde e qualidade de vida. Quando o destino promove uma maratona, um campeonato de mountain bike, um rapel, trilhas está gerando momentos de saúde e bem estar e com isto trazendo mais qualidade de vida a sua população.
Turismo de Esporte é a solução para destinos que imaginam não possuírem atrativos turísticos
Conheço vários destinos que fizeram do esporte um forma de atrair turistas, criando produtos e atrativos turísticos. É o caso de Serra Caiada, com o rapel e a trilha na Serra com mais de 3 bilhões de ano. Patu com a realização da Temporada do Voo livre (Asa Delta e Parapente) na Serra do Lima. Também temos um dos exemplos no modalidade de trilhas com alpinismo em São Rafael na Serra Branca, localizada na fazenda Lájea Formosa é um dos lugares mais impressionantes do Rio Grande do Norte, com tanques naturais que se formam no lajedo com a água das chuvas e pinturas rupestres nas paredes das rochas. Mas o grande destaque é a subida e caminhada montanha de granito de Lájea Formosa. Como é um local privado precisa pedir permissão.
Com isto podemos concluir que o Esporte é um forte propulsor para atrair a demanda turística, para destino que pretendem encontrar o caminho para ser destaque no turismo!