Para o Turismo do RN se desenvolver precisamos estar juntos!
Tenho acompanhado várias matérias sobre o avanço do Turismo no Estado da Paraíba, onde recente o Booking anunciou o destino como destaque Nacional e Internacional no Brasil, se tornando o que esta mais em evidência principalmente na região Nordeste.
Precisamos olhar para dentro e lutar para o nosso desenvolvimento
O que mais me preocupa no Turismo no Estado do Rio Grande do Norte é que nós procuramos realizar críticas, olhando apenas para o crescimento de outros destinos e ficamos parados sem procurar uma forma de aprender com o que está dando certo e encontrar soluções para impulsionar o Turismo em nossos destinos. Precisamos olhar para dentro e ver o que estamos fazendo de errado e buscar acertar, encontrando soluções em conjunto. Enquanto buscamos encontrar culpados, deixamos de avançar no Turismo.
Unidade das Governanças Turísticas para o desenvolvimento do Turismo
Tenho acompanhado de perto o Estado da Paraíba e visto o grande diferencial de lá que é a unidade da Governança Turística pública, privada e Associativa. Uma ação forte e conjunta do Sistema S junto com o poder público principalmente do SEBRAE. Quase não sabemos identificar quem está fazendo a ação para o desenvolvimento do Turismo na Paraíba pela grande unidade que existe entre eles. Outro ponto positivo do destino é pensar no macro, além das questões políticas e ideologias o pensamento é o desenvolvimento econômico através do Turismo. Estes são os pontos que precisamos olhar é crescer no lugar de fazermos críticas.
Potencial do Turismo no RN
O nosso Estado tem um potencial enorme no Turismo. Podemos dizer que encontramos todos os segmentos dentro do nosso Estado e com certeza o maior número de atrativos naturais da Região Nordeste. Belas praias, uma variedade de rios, e Lagoas que possuem estruturas para acolher o Turista. Hotéis e Resorts com grande estruturas que é de invejar a qualquer destino. O Turismo de aventura com trilhas, quadriciclos, UTVs, buggy e destino exclusivo 4×4 como é o caso de Nísia Floresta.
O que falta?!
Falta para nós como já mencionei, buscarmos nos fortalecer olhando para o que podemos fazer em conjunto para o desenvolvimento do nosso Turismo.
Os prefeitos precisam investir mais sem pensar em questões políticas, fomentar o Turismo fazendo parte de Feiras e exposições. O próprio Governo do Estado já investi com estande próprio através da EMPROTUR, onde compete apenas para os destinos se fazerem presentes.
Outra ponto é a falta de infraestrutura Turística e isto precisa melhorar muito e não é competência apenas do Governo do Estado, mas de uma ação conjunta dos municípios também.
Com isto possamos olhar o que devemos melhorar no lugar de criticar e juntos encontrarmos soluções!