Geoparque Seridó epicentro do Turismo Rural durante a Ruraltur
Nos dias 21 a 23 de Novembro aconteceu a vigésima Ruraltur, em Currais Novos. O evento é organizado pelo SEBRAE Nacional de forma itinerante e este ano o Rio Grande do Norte, sediou.
Geoparque Seridó
Um das grandes atrações na Ruraltur foi o Geoparque Seridó onde os participantes poderão vivenciar momentos de visita técnica a Mina Brejuí e Pedra do Sino em Currais Novos. Museu Histórico e Açude de Gargalheiras em Acari. Demonstrando desta forma a grande riqueza do Turismo do Estado que vai muito além do sol e praia.
O Geoparque Seridó, tem conquistado seu espaço nacional e internacionalmente, onde hoje é patrimônio da UNESCO. Com a Ruraltur acontecendo em Currais Novos, o Geoparque Seridó se torna durante três dias o epicentro do Turismo no Estado do Rio Grande do Norte.
Riqueza do Turismo Rural e a economia criativa no RN
A presença de alguns produtos do Estado, como das Bolachas Jucurutu, a Rota do Queijo, entre outros produtos de nosso Estado demonstraram a força do Turismo Rural no RN. Estas formas de atuação demonstram também a força da economia criativa no Estado unida ao Turismo Rural.
Conseguimos perceber claramente isto no momento da apresentação do Joaquim Cartaxo do SEBRAE CE quando ao falar do Cangaço e do que foi gerado através da figura de lampião, com personagens icônicos que conseguem atrair e conquistar a atenção dos turistas. Cartaxo menciona em sua fala durante a Ruraltur o exemplo do espetáculo Chuva de Balas no país Mossoró, onde une a economia criativa a realidade rural.
Com esta oportunidade é necessário que o Estado do Rio Grande do Norte, em suas esferas públicas, privadas e Associativas possam aproveitar este momento que aconteceu em acolher a Ruraltur e motivar cada vez mais o Turismo no interior, capacitando, incentivando e orientando os seus agentes.