Touros a esquina da América do Sul
Início está coluna parabenizando o excelente trabalho da Secretária de Turismo de Touros, Ana Matilde. O RN em seus vários destinos tem acolhido uma boa equipe na pasta do Turismo com uma capacidade técnica surpreendente, e Ana Matilde é uma destas grandes profissionais, formada com o título de Bacharel em Turismo, onde desempenha um excelente trabalho em Touros.
Aqui vai uma alerta aos demais destinos, para crescer no Turismo é preciso colocar pessoas com capacidade técnica e vontade de trabalhar.
Esquina da América do Sul
Touros é a esquina do continente da América do Sul, por ter seu território em uma curva do mapa. Conhecida como a Terra do Descobrimento, conforme alguns historiadores, que defendem que o Brasil nasceu em Touros. O município tem ventos propícios para prática de esportes aquáticos, como o Kitesurf.
Turismo religioso
A cidade de Touros também se destaca pelo turismo religioso, com a festa do padroeiro Bom Jesus dos Navegantes. “Temos o projeto do Alto do Bom Jesus, que consiste em fazer a imagem do Bom Jesus dos Navegantes em tamanho gigante, idealizado pela Associação Alto do Bom Jesus dos Navegantes (ABOMJE), com lojas, espaço para artesanato, criando um locac de peregrinação”, informou a secretária Ana Matilde. “Bora conhecer Touros” é o nosso slogan convidando as pessoas a conhecer esse lindo paraíso chamado Touros.
Empreendimentos turísticos
A Cidade de Touros tem empreendimentos turísticos de grande porte como o Vila Galé, próximo a praia de Carnaubinha, o maior resort do Estado do RN. Há ainda bons restaurantes e pousadas, como o Siri Paraíso Hotel, entre as praias de Carnaubinha e Perobas.
Cultura
Na área cultural, se destacam em Touros grupos folclóricos tradicionais como as Bandeirinhas, com mais de 100 anos de história, composta por idosas, que trabalham a preservação de danças populares e músicas tradicionais.
Tem ainda o grupo Cutural Arte em Movimento, formado por crianças e jovens, aém da Companhia de Dança Mistura de Ritmos, que através da música e da dança resgatam a história do descobrimento do Brasil. Existem ainda quadrilhas juninas, como a Explosão de Cores, que participa de festivais de quadrilhas em todo o Estado do RN, além de se apresentar em outros Estados.
Marco de Touros
Em Touros, a história do Marco de Touros é muito relevante no processo de construção da história do país, chantado pelos portugueses no período do descobrimento do Brasil, além disso, é importante destacar a gastronomia do município, baseada em frutos do mar, além da famosa Cocada na Quenga, na praia de Perobas.
Ela destacou ainda os passeios de buggy nas dunas de Lagoa do Sal, nas Dunas de Cajueiro, além dos canhões coloniais, que foram deixados pelos portugueses e que eram usados para defesa da capitania hereditária de Touros, de acordo com historiadores. Além disso, o artesanato é muito forte no município, onde os artesãos produzem belíssimos trabalhos que retratam a história e a cultura de Touros.
Outro ponto turístico de destaque é o Tourinho, uma formação rochosa que fica na praia de Touros, que tem a forma da cabeça de um touro e é de onde teria originado o nome da Cidade. Outra hipótese é que quando os portugueses chegaram encontraram muitos bois pastando, além de uma terceira versão.
O Farol de Touros, conhecido como Farol do Calcanhar, outro atrativo turístico belíssimo, possui 62 metros e 298 degraus, sendo o segundo maior Farol do Brasil, com cores preto e branco para facilitar a orientação das embarcações.
Com isto podemos destacar que Touros vai além do sol e praia. Existe uma riqueza histórica, cultural e religiosa para ser apreciada e unindo ao sol e praia, faz com quê o turista possa desfrutar de ricos momentos de descanso.