CAMINHO DOS SANTOS MÁRTIRES ROTEIRO DE FÉ E EXPERIÊNCIA
Beatificação e Canonização
Vamos de Turismo Religioso, quero no dia de hoje retomar a falar do Caminho dos Santos Mártires do Brasil que surgiu para motivar, incentivar e difundir a devoção aos Santos Mártires, beatificados no ano de 2000 pelo Papa São João Paulo II, e canonizados no ano de 2017 pelo Papa Francisco.
Os Santos Mártires, chamados de protomártires do Brasil, por serem os primeiros Santos Martirizados em solo brasileiro tem no Estado do RN duas festividades, a primeira no dia 16 de julho, onde aconteceu o primeiro massacre no Engenho Cunhaú em Canguaretama/RN, e a segunda festividade onde é feriado Estadual acontece no dia 03 de outubro, em Uruaçu São Gonçalo do Amarante.
O Início
Construí o roteiro no decorrer de dois anos de pesquisas e visitas in loco, através do “A princípio criei o roteiro pensando apenas no religioso e lazer, mas veio a pandemia, e ficamos atentos a mudança do mercado. Na pandemia, as pessoas começaram a mudar os hábitos, onde começamos a perceber que os grandes grupos foram fracionados para viagens em família, ou se existem grupos estes ficaram mais exigentes, buscando até mesmo pesquisar o destino antes da viagem para ver se o poder público, o privado e a população tinham se comportado de acordo com as medidas sanitárias em combate a COVID-19. Vi que o turista que vêm por ai é o que gosta do turismo de experiência o turismo de natureza. Depois fui ver o que os especialistas e doutores no segmento do turismo e o Ministério do Turismo tinham a informar sobre este novo perfil de turista, e realmente era o que imaginávamos: o novo turista é aquele que busca o turismo de experiência e natureza”.
Turismo de Experiência e Fé
Um roteiro histórico, cultural e religioso. Um caminho, para vivenciar a fé de homens, mulheres, jovens e crianças, que derramaram o seu sangue por não negarem a fé católica e a Jesus Cristo.
No Caminho dos Santos Mártires do Brasil, as pessoas vivenciam a fé, mas também a história e cultura do povo de cada destino que compõe o roteiro.
O roteiro teve seu início com quatro destinos: Canguaretama, local do primeiro massacre; Nísia Floresta, onde está localizada as ruínas da casa de Pedra de São João Lostau Navarro, um dos Santos Mártires e companheiro de Mateus Moreira; Natal, onde o padre Ambrósio Francisco Ferro foi o segundo pároco da primeira Igreja da cidade e o leigo Mateus Moreira que era sacristão; e São Gonçalo do Amarante, local onde aconteceu o segundo massacre no povoado de Uruaçu.
Agora, somam-se nove destinos, completando em média 340 km de peregrinação.
A Caminho do Rede Trilhas
Agora estamos trabalhando na sinalização do Roteiro para o auto guiamento, com possibilidades do percurso ser a pé, bicicleta, 4×4 enfim um percurso off road. A ideia é o Roteiro ser inserido ainda este ano no Rede Trilhas do ICMBio e Ministério do Turismo, se tornando a primeira Rota de Peregrinação do Rio Grande do Norte.
O Caminho dos Santos Mártires teve sua inspiração no Caminho de Santiago de Compostela, onde está sendo confeccionado o passaporte e o certificado. O Roteiro autoguiado também tem como meta a orientação para que os peregrinos possam cuidar do Meio Ambiente, seguindo as orientações da Encíclica Laudato Sí do Papa Francisco, que fala sobre o cuidado com a Casa Comum.