Senador Georgino Avelino um destino Encantador
Rio Grande do Norte e seus Encantos
Tenho buscado apresentar as belezas do nosso Estado do Rio Grande do Norte, acredito ser bastante importante tomarmos o sentimento de pertencimento do Estado e lutar pela sua promoção, isto é um trabalho em conjunto onde nós enquanto Potiguares devemos contribuir também. Acredito que quando lutamos em conjunto independente de nossas opiniões políticas todos crescem. É necessário ver o bem maior, sair do nosso mundo limitado e ter um olhar amplo.
É por isto que esta coluna irá se dedicar durante este ano apresentar cada destino possível do Estado onde podemos explorar suas riquezas naturais, culturais e religiosas.
Gestão do Turismo de Georgino Amor e dedicação
Destaco aqui os destinos ligados ao litoral Sul de nosso Estado, na coluna passada falamos de Arez, hoje pretendo me concentrar em Senador Georgino Avelino, onde venho acompanhando o seu progresso no turismo e a ação de excelência que a Secretária de Turismo Hemilly Oliveira vem realizando. Quase não víamos e ouvimos ser falado do destino no Estado, e atualmente Georgino vem sendo um destino que está presente em eventos ligados ao Turismo no Estado e fora dele. Aqui não se trata apenas porque existe uma gestão técnica, mas uma gestão do turismo responsável e dedicada ao qual início parabenizando por tornar o Georgino Avelino em um destino emergente no turismo.
Ostreicultura leva Georgino Avelino a ser destaque em uma gastronomia especializada
Este ano o destino foi destaque na FEMPTUR na condição de ornamentação do seu estande, onde trouxe em toda a sua estrutura a cultura local, principalmente investindo na apresentação que hoje tem como ponto de partida para o turismo da cidade que é a ostreicultura. A criação de ostra tem diferenciado o destino através deste iguaria da gastronomia local, se tornando um polo indutor da gastronomia através deste crustáceo. Os georginenses vivem de uma agricultura de subsistência e a ostreicultura – o cultivo de ostras – é muito forte na cidade.
Lagoa de Guaraíras
A lagoa Guaraíras traz um turismo indutor, pelos vizinhos também banhados por ela, atraindo turistas por conta da pesca, dos passeios de barcos, manguezais, assim como todo o turismo de natureza. É um importante atrativo natural e estar dentro da APA Bonfim Guaraíras, merece uma atenção. São 8km possíveis de navegação, colocando o destino também em destaque no turismo náutico, A Lagoa é explorada por outros dois destinos: Nísia Floresta e Tibau do Sul, mas tem seu ponto central Georgino Avelino. Na Lagoa ainda podemos contemplar a pesca artesanal que é preservada e incentivada a prática no destino.
Dunas de Malembá a necessidade de manter a reserva natural
Georgino Avelino também conta com as belas Dunas de Malembá são exploradas por passeios de 4×4, bugues e quadriciclos e geralmente é o local que estes passeios terminam para a contemplação do pôr do sol. Compete aqui uma atenção proveniente do poder público para o cuidado e políticas públicas para a preservação do espaço para não acontecer a depredação por causa do turismo exploratório. Existem muitos profissionais que são responsáveis principalmente os que estão ligados ao Sindbuggy e ao Sindicato dos Jipeiros que tem seus treinamentos e preparação, mas ainda à bastante exploração do espaço por clandestinos que devem ser evitadas com medidas preventivas e com leis limitando a entrada de veículos não credenciados.
Romanceiras e conclusão
E por fim não podemos deixar de falar da Tradição do Teatro Cantado no destino de Georgino Avelino através das Romanceiras, uma ação que deve ser cada vez mais incentivada e colocada no destino como ponto principal de atrativo para incentivar a cultura local.
Concluo fazendo um pedido as agências de turismo receptivas e emissivas, que possam criar pacotes, incluindo em seus roteiros destinos do turismo emergentes como Georgino Avelino.
Acredito muito em um Roteiro integrado para colocar destinos charmosos a exemplo de Georgino Avelino em destaque.