O TURISMOLOGO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO
O que gera impacto econômico agitando a economia de um País, Estado ou Região turística é o turismo. O fluxo turístico, isto é, o movimento de pessoas em destinos turísticos, que viajam por alguma motivação, seja eventos, negócios, lazer, saúde, descanso ou qualquer que seja a motivação turística, gera impacto na economia do destino visitado. E para esta demanda existir, é utilizado a infraestrutura turística e ajuda do destino.
É dentro deste conjunto que entra o papel do Turismólogo, o estudioso e especialista no turismo.
É o profissional que pode viabilizar os processos, planejar, criar programas, projetos com habilidades de quem realmente sabe realizar a gestão de um empreendimento turístico com responsabilidade, garantia de sucesso e sustentabilidade.
A área de atuação do turismólogo é ampla, ele pode atuar nas redes hoteleiras, em Operadoras e Agências de Viagens, ser um consultor de gestão e planejamento no turismo para destinos ou regiões turísticas, atuar em agências de publicidade e propaganda, sem falar no campo da Educação, bares e restaurantes, atuação no poder público e várias outros espaços que podem ser criados pela necessidade e dinâmica do mercado.
A Lei Federal 12.591 de 18 de janeiro de 2012, reconhece a profissão do turismologo e disciplina o seu exercício.
Suas funções são: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; atuar como responsável técnico em empreendimentos que tenham o turismo e o lazer como seu objetivo social ou estatutário; diagnosticar as potencialidades e as deficiências para o desenvolvimento do turismo nos Municípios, regiões e Estados da Federação; formular e implantar prognósticos e proposições para o desenvolvimento do turismo nos Municípios, regiões e Estados da Federação; criar e implantar roteiros e rotas turísticas; desenvolver e comercializar novos produtos turísticos; analisar estudos relativos a levantamentos socioeconômicos e culturais, na área de turismo ou em outras áreas que tenham influência sobre as atividades e serviços de turismo; pesquisar, sistematizar, atualizar e divulgar informações sobre a demanda turística; coordenar, orientar e elaborar planos e projetos de marketing turístico; identificar, desenvolver e operacionalizar formas de divulgação dos produtos turísticos existentes; formular programas e projetos que viabilizem a permanência de turistas nos centros receptivos; organizar eventos de âmbito público e privado, em diferentes escalas e tipologias; planejar, organizar, controlar, implantar, gerir e operacionalizar empresas turísticas de todas as esferas, em conjunto com outros profissionais afins, como agências de viagens e turismo, transportadoras e terminais turísticos, organizadoras de eventos, serviços de animação, parques temáticos, hotelaria e demais empreendimentos do setor; planejar, organizar e aplicar programas de qualidade dos produtos e empreendimentos turísticos, conforme normas estabelecidas pelos órgãos competentes e demais atribuições definidas por lei.
O Turismologo é de grande importância para os empreendimentos da área do turismo, principalmente o destino turístico que deseja desenvolver sua atividade e se tornar um potencial visível. Este profissional especialista no turismo tem a capacidade técnica de realizar este desenvolvimento fortalecendo com sua experiência o destino com seus atrativos e produtos turísticos.
É necessário que o turismo possa ser entendido muito além do que se imagina, referente a cargos operacionais, o turismo é uma atividade econômica que dialoga com outros setores importantes para a sociedade. Por este motivo devemos deixar sempre em evidência a Profissão do Turismólogo, que por muitas vezes pela ausência da informação sobre a profissão, fica difícil de entender seu real exercício.
Alguns destinos tem ficado estacionados no turismo em sua maioria por falta da presença do profissional técnico. São bem raros os destinos que procuram ter em suas pastas este profissional, em grande maioria quem está à frente da pasta do turismo são pessoas que não entendem nem tão pouco sabem dialogar com o Trade Turístico, dificultando desta forma o avanço e posicionamento do destino na condição de Polo Turístico indutor. Com isto o destino deixa de gerar riquezas através do turismo.