A plataforma de e-commerce Shopee confirmou a inauguração de seu 13º centro de distribuição, desta vez localizado em Pernambuco. Este novo espaço, que será o segundo a operar no modelo fulfillment no Brasil, visa aprimorar a logística e acelerar as entregas para os consumidores da região.
Situado na região metropolitana do Recife, o centro tem como objetivo armazenar produtos de vendedores brasileiros, que representam mais de 90% das vendas na plataforma.
“Queremos entregar uma experiência cada vez melhor para consumidores e lojistas na nossa plataforma. Os vendedores também se beneficiam desse modelo, uma vez que a plataforma fica responsável pelos processos de armazenagem, embalagem e envio dos produtos”, explica Rafael Flores, head de Expansão da Shopee.
O novo centro atenderá inicialmente os vendedores de Pernambuco e São Paulo, com foco nos produtos mais populares da região. A Shopee prevê que a expansão trará mais de mil empregos diretos e indiretos até dezembro de 2025.
Desde a abertura do primeiro centro fulfillment em São Paulo, em outubro de 2024, mais de 600 vendedores já estão ativos nessa operação. Dados indicam que houve uma otimização superior a 30% no tempo de entrega para consumidores do estado, resultando em maior visibilidade e aumento nas vendas para os lojistas.
Impacto na região
O Nordeste é uma região estratégica para a Shopee, ocupando o terceiro lugar em PIB por regiões do Brasil e a terceira posição em número de vendedores na plataforma. Pernambuco destaca-se entre os estados nordestinos com uma alta concentração de vendedores, especialmente nas categorias de Beleza, Roupa Feminina e Brinquedos.
“Temos acompanhado o desenvolvimento da digitalização dos negócios no Nordeste. Pernambuco, por exemplo, está entre os estados com maior concentração de vendedores na região, ao lado de Bahia e Ceará, com vendas principalmente nas categorias de Beleza, Roupa Feminina e Brinquedos. A chegada desse centro de distribuição amplia o acesso dos empreendedores às oportunidades de expansão de suas vendas em todo país.“, comenta Flores.
Além do novo centro em Pernambuco, a Shopee também inaugurou recentemente um hub logístico em Juazeiro do Norte, Ceará. Atualmente, a empresa opera 13 centros de distribuição e mais de 150 hubs logísticos no Brasil.
Logística
Os pedidos realizados na Shopee começam sua jornada com a preparação da mercadoria pelos vendedores após a confirmação da compra. Os produtos são coletados nos espaços dos vendedores ou levados às Agências Shopee — que somam mais de 2.500 unidades atualmente — antes de serem enviados aos centros de distribuição para separação e expedição aos motoristas parceiros responsáveis pelas entregas aos consumidores.
Com informações da Revista Nordeste