Por Tulio Lemos
RETA FINAL
Semana tensa na corrida pelo voto do segundo turno da eleição presidencial. É visível que até a semana passada, Bolsonaro aparentava ares de superioridade eleitoral. Lula havia sentido um baque e apresentava dificuldades de sair das cordas.
RETA FINAL II
Nesta semana, o quadro mudou e Bolsonaro caiu e Lula cresceu. Aqui, a avaliação não se refere a números. É ao estado de espírito das campanhas e do desempenho dos próprios candidatos.
PAPELÃO
Ministro das Comunicações, Fábio Faria, fez um papelão ao convocar a imprensa para soltar uma bomba e soltou um ‘peito de veia’. Levou um batido por escrito do presidente do TSE por não apresentar provas do que havia anunciado. Feio.
FOCO
Fábio Faria talvez tenha cumprido um papel político de tirar o foco do estrago provocado pela artilharia de Roberto Jefferson, que atingiu em cheio a candidato de Bolsonaro. Nesse aspecto, a estratégia foi cumprida. Porém, cobriu um estrago e causou outro maior.
TRANSPORTE
Prefeito de Natal, Álvaro Dias e governadora Fátima Bezerra marcaram um golaço em defesa da democracia ao procederem pela gratuidade do transporte de eleitores no dia do pleito.
TRANSPORTE II
Há quem veja ilegalidade na decisão do STF em autorizar estados e municípios a patrocinar o transporte de eleitores no dia da eleição. Não há previsão legal para o ato, que fere a legislação eleitoral vigente, proibitiva desse tipo de autorização em período de eleição.
VOTO
Deputado José Dias, que vira decano da Assembleia, com 10 mandatos, diz que gostaria de votar em um candidato a presidente da Casa que fosse da oposição. Mas, não acredita que haverá candidato da oposição viável.
VOTO II
Nesse caso, sem um candidato da oposição a Fátima para votar como presidente da Assembleia, José Dias prefere votar em Ezequiel Ferreira, presidente de seu partido. O marido de Diúda mantém laços fortes de amizade com Ezequiel.
FUTURO
Professora Nilda, de olho na prefeitura de Parnamirim em 2024, tem sido procurada pelo povo do governo. Há bom nível de diálogo entre as professoras Nilda e Fátima Bezerra.