Por Alessandra Bernardo
Com o processo eleitoral de 2024 se aproximando, os secretários municipais de Natal que planejam concorrer nas eleições têm até o dia 6 de abril próximo para deixarem seus atuais cargos. De acordo com as regras eleitorais estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os auxiliares municipais devem se desincompatibilizar de suas funções até seis meses antes do dia do pleito, em 6 de outubro. Em Natal, pelo menos, sete secretários devem se desincompatibilizar para concorrer ao pleito.
Dos sete, dois disputam a indicação e o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) para concorrer à Prefeitura Municipal: os secretários Joanna Guerra (Planejamento) e Rafael Motta (Esporte e Lazer). Joanna é cotada como o nome defendido pelo gestor para, ou ser sua sucessora ou vice-prefeita em uma composição com Paulinho Freire (União Brasil), conforme ele confirmou em entrevista exclusiva ao Diário do RN nesta segunda-feira (26).
“Joanna pode ser candidata à prefeita. Ela tem todas as condições, é muito competente e desempenha muito bem suas funções. Elaborou bons projetos, deu entrada, acompanha as obras e o passo a passo da nossa gestão, está por dentro de tudo o que acontece dentro das decisões administrativas do município. E pode compor uma chapa, se for esse o desejo da maioria do partido. Mas isso vai ser analisado no momento oportuno”, afirmou Álvaro, ao Diário.
Presidente do Republicanos em Natal e secretária estadual das Mulheres Republicanas, Joanna também foi uma das presenças mais comemoradas pelo público no evento, sendo a única dos secretários municipais presentes a discursar. O fato foi registrado em suas redes sociais.
Já Rafael Motta (PSB) vem buscando conquistar o apoio de Álvaro Dias desde meados do ano passado, quando passou a ser visto com maior frequência na companhia do prefeito em eventos públicos. Já no fim de outubro, ele anunciou parceria com o gestor, “o entendimento nacional entre o PSB e o Republicanos também terá repercussão no RN nas eleições de 2024. Essa parceria já está feita em Natal, onde caminharemos juntos”, publicou o secretário, nas redes sociais.
FOCO NA CÂMARA MUNICIPAL
Outros cinco auxiliares diretos de Álvaro Dias planejam disputar uma das 29 vagas na Câmara Municipal: Ana Galvão, adjunta de Trabalho e Assistência Social (Semtas); Carlson Gomes, secretário de Infraestrutura (Seinfra); Irapoã Nóbrega, secretário de Serviços Urbanos (Semsur); Thiago Mesquita, responsável pelo Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); Yara Costa, à frente das Políticas Públicas para as Mulheres (Semul).
Este cenário eleitoral também traz à tona mudanças significativas nos bastidores políticos, especialmente no que diz respeito às alianças partidárias. Com a proximidade das eleições, é esperado que os palanques se modifiquem, levando a rearranjos nas relações entre os prefeitos e seus aliados. Novas alianças surgirão, influenciando diretamente as reformas administrativas em curso nas prefeituras.

