A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou, nesta quarta-feira (6), o processo seletivo 2024/2025 para preenchimento de vagas em residência médica em psiquiatria, neonatologia e cirurgia geral, conforme o edital unificado publicado no Diário Oficial do Estado.
As 12 vagas ofertadas são credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação e distribuídas da seguinte forma: três para residência médica em psiquiatria, cinco para residência médica em neonatologia e quatro para residência médica em cirurgia geral.
Os programas de pós-graduação lato sensu iniciarão em 1º de março de 2025, em regime de tempo integral e plantões, com carga horária máxima de 60 horas semanais e férias anuais de 30 dias. A bolsa auxílio é de R$4.106,09, conforme Portaria Interministerial Nº 9, de 13 de outubro de 2021.
As inscrições no processo seletivo podem ser feitas a partir de 18 de novembro, até 6 de dezembro, clicando AQUI.
A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas. Na primeira, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada uma prova objetiva. Já na segunda etapa, de caráter classificatório, será atribuída uma pontuação baseada na análise curricular do candidato. O resultado definitivo da seleção será divulgado em 21 de janeiro de 2025 e as matrículas serão feitas no período de 03 a 06 de fevereiro de 2025.
Confira aqui o edital.
Cirurgia geral
O programa é realizado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), referência no Rio Grande do Norte no atendimento de pacientes vítimas de armas de fogo, armas brancas, acidentes de trânsito e queimaduras, além de outras situações graves. Seu programa de residência médica foi iniciado há cerca de 18 anos e vem formando médicos especialistas em cirurgia geral.
Neonatologia
O programa é realizado no Hospital Dr. José Pedro Bezerra (HJPB), conhecido como Hospital Santa Catarina, segundo maior da capital. Nele, são oferecidos serviços padrões de um hospital geral: urgências nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, neonatologia, ginecologia e obstetrícia. Além disso, a unidade é referência em gestação de alto risco e uma das quatro unidades de saúde no estado que dispõe do Programa de Internação Domiciliar (PID), para dar suporte aos idosos em suas residências.
Psiquiatria
A residência médica em psiquiatria é realizada no Hospital Geral João Machado (HGJM). Existente há 67 anos, o foco inicial do hospital era a psiquiatria. Após uma mudança em seu perfil, a unidade vem se consolidando como um hospital geral.