Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) entraram em greve a partir desta segunda-feira (28). A decisão foi tomada em assembleia virtual realizada na quarta-feira (23), convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI-RN).
O movimento teve com um ato público marcado para as 8h, em frente à Governadoria, na capital potiguar.
Entre as principais reivindicações da categoria estão a majoração do Auxílio-alimentação, autonomia administrativa e financeira para o Detran-RN, fim das terceirizações, implantação de um Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ), adoção de pisos salariais profissionais e atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), incluindo reenquadramento e reconhecimento das atribuições dos servidores.
Segundo o sindicato, a arrecadação do órgão tem apresentado crescimento, enquanto a folha de pagamento representa cerca de 18% da receita total do Detran-RN, o equivalente a 0,41% da folha estadual.
Ainda conforme o SINAI-RN, em 2024 foi firmado um acordo com o governo que previa a majoração do Auxílio Alimentação, com início das discussões a partir de janeiro de 2025. Entretanto, sucessivas protelações motivaram os servidores a deflagrar o movimento grevista. Nos dias 8 e 15 de julho foram realizadas paralisações por tempo determinado como forma de pressionar por avanços nas negociações.