O Sindsaúde/RN informou, na tarde desta sexta-feira (22), o recebimento de uma denúncia repassada anonimamente por servidores da UBS Soledade I, no qual afirmam que foram obrigados a violar uma caixa de descarte para materiais perfurocortantes, para resgatar frascos de vacinas que haviam sido jogados erroneamente no lixo.
A razão do ocorrido se deve ao fato de que foi identificado que os frascos de vacinas descartados na caixa ainda estavam válidos, e por isso deviam ser retirados do lixo para reutilização. Além dos inúmeros risco que os profissionais se submeteram ao abrir a caixa com materiais contaminados – correndo risco de perfuração e cortes acidentais – é chocante observar na conversa destacada nos prints, a naturalidade com a qual a responsável técnica do local (sob orientação do Distrito), solicita a higienização dos frascos, mesmo após o material ter entrado em contato com várias agulhas e seringas usadas.
Mesmo violando a caixa e retirando os frascos, o (a) trabalhador (a) que foi submetido (a) a tal situação, comunicou a outros colegas de trabalho que se opuseram e não aceitaram a orientação descabida. Sendo assim, as vacinas com os frascos contaminados foram jogadas mais uma vez no lixo, e os profissionais da unidade tiveram que improvisar uma nova caixa para descarte, mas desta vez utilizando uma caixa de papelão comum.
O Sindsaúde/RN, declarou que é uma vergonha ter que se deparar com esse tipo de situação no município de Natal. A instituição orientou aos servidores em questão a denunciar o ocorrido no Coren-RN, e reforçou a todos os enfermeiros (as) e técnicos (as) de enfermagem para não aceitarem e nem seguirem esse tipo de instrução.

