Após uma espera de, pelo menos, sete meses, o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (SDD) finalmente se reuniu com os artistas da Cooperativa de Cultura Potiguar para discutir pautas e demandas do grupo, após o Prêmio Fomento Maurício de Oliveira. Antes, ele foi cobrado por atores que protestavam em frente ao prédio da Estação das Artes, onde houve um pequeno desentendimento entre o chefe do executivo mossoroense e o ator Dionísio do Apodi, que já interpretou o cangaceiro Lampião no espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró.
“A gente está aqui. O prefeito disse que ia nos receber desde junho passado. Já mandamos uns 12 ofícios para você (Allyson) e até agora nada. Você tem fugido”, disse Dionísio, que, na sequência, questionou o prefeito sobre quando este receberia os artistas. Allyson respondeu que seria após o evento que estava para começar.
Então, Dionísio cobrou novamente uma audiência pública com o chefe do executivo e lembrou que os recursos destinados pela Prefeitura Municipal para as artes e a cultura no município foram fruto de emendas parlamentares, sendo R$ 100 mil da vereadora Marleide Cunha (PT) e R$ 60 mil de Pablo Aires (PSB).
“O orçamento que você (Allyson) botou foi bem menor. Vamos entrar e vamos esperar essa conversa, porque ele prometeu. Ele não perde a oportunidade de fazer esse marketing barato, de que está resolvendo. Em junho do ano passado, fez a mesma coisa e estamos aqui até agora, e ele não quer ficar por baixo. Mas, vamos mostrar que, com a cultura de Mossoró não se brinca não”, disse.
COMPROMISSO FIRMADO
Após o evento, o prefeito e o secretário municipal de Cultura, Igor Ferradaes, receberam integrantes da Cooperativa de Cultura Potiguar para ouvir suas demandas, quando Allyson se comprometeu a reformar o diálogo com a categoria.
“Estamos abertos para ouvir todas as pautas e dialogar, qual é o melhor caminho para a resolução das demandas. Reforço aqui meu compromisso enquanto gestor público com essa classe que é tão importante para o desenvolvimento cultural do nosso município”, afirmou Allyson.
Ferradaes destacou que, na última semana, o grupo solicitou à Prefeitura de Mossoró a limpeza da sede da Cooperativa e que foi atendido, através de encaminhamento da Secretaria Municipal de Cultura à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB). “Reforçamos nosso compromisso e diálogo com a classe artística da cidade”, garantiu.