Com a chegada das festas de final de ano, são comuns as confraternizações com reunião de familiares e amigos e mesas fartas. Infelizmente, essa não é a realidade de grande parte dos lares potiguares, onde cerca de 1,2 milhão de pessoas estão em situação de extrema pobreza. Isso representa mais de ⅓ dos 3,5 milhões de potiguares. Para o Ministério da Cidadania, famílias que têm renda mensal de até R$ 100 por pessoa são consideradas de extrema pobreza.
Algumas iniciativas tentam trazer dignidade para essas pessoas pelo menos na noite de Natal. Um exemplo disso é o que está fazendo Ilane Virgílio. A servidora pública decidiu que iria impactar positivamente o Natal de pessoas em situação de rua na Capital potiguar. Ilane, que se divide entre a rotina profissional e os cuidados de sua criança pequena, conta com o apoio do projeto Amigos Contra Fome, a ONG Avoante e a empresa Sertão Doce para distribuir na noite de Natal 300 marmitas e 300 kits de higiene pessoal, além de bonecas e bolas.
Para ela, o Natal é uma época especial, mas contraditória. “Ele representa o nascimento de Jesus que é símbolo de solidariedade, de acolhimento e de amor ao próximo, mas sempre comemoramos em nossas casas com mesas abarrotadas de comida – que sempre sobra – enquanto famílias inteiras não têm o básico”, completa Ilane.
Esse é o primeiro Natal que Ilane promove a ação, mas não será o último. “Prometi que minhas noites de Natal serão sempre baseadas nos ensinamentos do aniversariante”. A iniciativa ainda está recebendo doações e quem puder contribuir para alegrar a noite do natalício de Jesus pode fazer um pix para a chave ilanevirgilio@gmail.com, entrar em contato com ela pelo Instagram @bazar.animal ou falar com ela pelo WhatsApp 84 98833-8833.