Inaugurado em fevereiro de 2025 no Hospital Regional Dr. Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, o serviço de ortopedia de baixa e média complexidade ultrapassou a marca de 9 mil atendimentos e realizou cerca de 1,5 mil cirurgias ao longo do primeiro ano de funcionamento, segundo dados divulgados pelo Governo do Estado.
Criado a partir de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Ministério da Saúde, o serviço atende pacientes de Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, São José de Mipibu, Parnamirim e Ceará-Mirim, com a proposta de reduzir a demanda do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
Com investimento estimado em R$ 11 milhões no período, a unidade passou por reformas e ampliação, incluindo a criação de nova enfermaria, ampliação do refeitório e climatização dos ambientes. De acordo com o governo, a descentralização do atendimento contribuiu para diminuir a superlotação no Walfredo Gurgel ao longo de 2025.
O serviço conta com centro cirúrgico, oito leitos de enfermaria, dois consultórios e estrutura para realização de suturas, imobilizações, exames e outros procedimentos ortopédicos.

