Cenário de filmes como Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, e da série Cangaço Novo, da Amazon Prime, a região do Seridó vem se consolidando com polo de produções audiovisuais com o Curta Caicó, um dos 18 projetos socioculturais apoiados pelo Instituto Neoenergia e pela Neoenergia Cosern por meio da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo. Até 8 de outubro, 11 municípios da região vão receber mostras de filmes em universidades, escolas públicas e unidades do SESC em Acari, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Jardim do Seridó, Jucurutu, Parelhas, São José do Seridó e São João do Sabugi).
“Ficamos felizes em apoiar iniciativas alinhadas com nossa atuação, sejam elas voltadas para a promoção da criatividade, inovação e a geração de trabalho e renda nos campos da cultura. Acreditamos que os projetos socioculturais desenvolvidos são impulsionadores para o desenvolvimento local e sustentável, contribuindo para a transformação de pessoas e da nossa sociedade”, afirma a diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas.
De acordo com Raildo Lucena, diretor do projeto Curta Caicó, os filmes exibidos nas mostras Potiguar e Seridó vão concorrer a duas premiações em serviços de pós-produção, totalizando R$ 10 mil, com validade de um ano. Outra novidade é que o filme vencedor da Mostra Potiguar será automaticamente selecionado para a edição do próximo ano do Los Angeles Brazillian Filme Festival (LABRFF), nos Estados Unidos.
Nas Universidades, as mostras de filmes acontecerão de 25 de setembro a 8 de outubro na UFRN Ceres Caicó, UERN Caicó, além dos IFRNs de Parelhas, de Currais Novos e de Caicó. Haverá também mostras em escolas das zonas rurais de Caicó e de Florânia, além do SESC Seridó, em Caicó. De 25 a 29 de setembro, o festival acontece em Jucurutu, Jardim do Seridó, Cruzeta e São João do Sabugi, municípios onde foram realizadas filmagens com mestres e mestras da cultura popular.
Em seguida, ocorre uma maratona de filmes com o Kurta na Kombi em Acari, Carnaúba dos Dantas e São José do Seridó, onde também serão lançados os filmes produzidos nas escolas públicas. A partir de 3 de outubro, o festival realiza as mostras em Caicó e o cenário será o Arco do Triunfo, em frente à Catedral de Sant´Ana, no Centro, nos bairros João XXIII, Vila do Príncipe e na Cineland, sala de cinema local.
A programação completa está disponível no site do projeto (www.curtacaico.com.br).