Lançada pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, oficialmente nesta terça-feira (12), a “Especialização em gestão avançada para energia eólica” se consagra como a primeira especialização técnica voltada aos profissionais deste segmento. O programa tem duração de 360 horas e foi lançado em São Paulo, no maior evento de energia eólica da América Latina, o Brazil Windpower.
“Estes são novos passos que nós construímos a partir de interações firmes com o setor de energia, em que já atuávamos na educação profissional com cursos que vão desde a iniciação profissional até outras soluções centradas em formações de nível técnico e em especializações direcionadas a profissionais que atuam na produção, em campo”, afirma o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello.
A medida agrega na expansão das estratégias de qualificação da instituição, que incluem a estreia no ensino superior com a FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais, já aprovada pelo Ministério da Educação. O início da operação da FAETI é previsto para 2024.
Especialização pioneira
O programa engloba oportunidades e desafios associados à geração e utilização da fonte eólica. Os módulos incluem os princípios básicos da geração da chamada “energia dos ventos”, gestão ambiental e de sustentabilidade, questões relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, segurança do trabalho, gestão financeira, contabilidade, aspectos administrativos e gerenciais, aspectos jurídicos, gestão de pessoas, mercado e regulações.
“Um ponto fundamental deste programa, que trazemos como diferencial, é que quem vai dar o conteúdo é quem trabalha na indústria. São especialistas que no Brasil são referências nos temas que irão abordar. Estamos trazendo a oportunidade de ‘cara a cara’ com as pessoas do setor”, frisa Amora Vieira, diretora do CTGAS-ER. “Além disso, as aulas serão síncronas (ao vivo), possibilitando a participação de pessoas do Brasil inteiro, com possibilidade de networking em tempo real”, complementa.
As aulas incluirão dois encontros presenciais no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que sedia o CTGAS-ER. As aulas serão realizadas quinzenalmente e se iniciam ainda em novembro deste ano e seguem até fevereiro de 2025.
A equipe dos educadores é formada por profissionais do mercado com ampla experiência no ramo, em companhias e instituições como Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maersk Training Brasil, CPFL Renováveis, Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, CTGAS-ER e Instituto Brasileiro de Transição Energética. O público-alvo são profissionais com formação técnica ou superior, que já atuam ou pretendem atuar na área de energia eólica.