O projeto Conectando Mulheres – Senac Code está com inscrições abertas para 260 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos, visando fortalecer a equidade de gênero no mercado de Tecnologia da Informação do Rio Grande do Norte – um dos setores de maior crescimento global. A iniciativa busca fomentar o protagonismo feminino, promovendo a autonomia econômica e a transformação social das participantes.
As interessadas têm até a próxima sexta-feira, 10 de janeiro, para garantir a participação através do site oficial da instituição (www.rn.senac.br).
A Trilha Formativa Completa oferece um caminho de aprendizado estruturado, do Básico à Especialização. É dividida em duas fases: a primeira, de Desenvolvimento Profissional (Base), foca em competências essenciais como letramento digital, português, matemática e planejamento de carreira; a segunda, de Especialização (6 meses), permite, após a base, a escolha entre os cursos de Operadora de Computador ou Programadora de Sistemas.
O programa se destaca por oferecer suporte integral às alunas, com o objetivo de garantir a conclusão dos estudos. Ciente da dupla jornada de muitas participantes, o Senac RN providencia benefícios essenciais para que as mães possam se dedicar aos estudos com tranquilidade: alimentação e transporte gratuitos, além de apoio ao cuidado infantil.
“Ao investir na formação de mulheres na área da tecnologia, o Conectando Mulheres contribui diretamente para o fortalecimento da presença feminina em um setor estratégico e em constante crescimento”, afirma Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN.
Além da formação técnica, o projeto visa a inserção efetiva no mercado de trabalho. As participantes terão acesso a um programa de mentoria para aprimorar a elaboração de currículos e desenvolver habilidades comportamentais (soft skills). Concluído o curso, todas serão beneficiadas pelo suporte do Programa Senac Carreiras, que estabelece a conexão entre as alunas e as vagas de emprego disponíveis em empresas parceiras.

