A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) lavrou 28 autos de infração e emitiu duas notificações durante fiscalizações realizadas no último fim de semana em diferentes pontos de Natal. A maior parte das irregularidades foi registrada na orla de Ponta Negra.
No domingo (25), fiscais estiveram na praia após denúncia de retirada irregular de areia nas proximidades da Avenida Erivan França com a Rua Tivoli. Embora a atividade já tivesse sido interrompida, registros fotográficos e vídeos encaminhados à Semurb embasaram a lavratura de auto de infração ambiental. Segundo o órgão, a retirada de areia sem autorização é considerada crime ambiental, por causar danos ao ecossistema.
Ainda em Ponta Negra, na manhã do sábado (24), a fiscalização identificou a ocupação irregular da área destinada aos pescadores por ambulantes. Ao todo, 14 autos de infração foram lavrados por uso indevido do espaço e duas notificações aplicadas por ausência do crachá obrigatório.
À noite, equipes da Semurb atenderam denúncias na zona Sul envolvendo um salão de beleza, três bares e uma casa de recepção. Foram lavrados quatro autos de infração — três por falta de alvará de funcionamento e um por descumprimento de determinações administrativas anteriores.
Na sexta-feira (23), cinco denúncias de poluição sonora foram apuradas nas zonas Oeste e Sul. Apesar de não ser constatado excesso de ruído, dois estabelecimentos foram notificados para manter os níveis sonoros dentro do limite permitido pela legislação municipal.
A Semurb informou que as ações têm como objetivo coibir irregularidades, garantir o uso adequado dos espaços públicos e assegurar o cumprimento das normas ambientais e urbanísticas.

