Durante a primeira semana do mês de junho acontece a semana do meio ambiente, em prol da conscientização e educação ambiental da população, em virtude do dia 05 de junho ser comemorado o dia mundial do meio ambiente. O Governo do Rio Grande do Norte e a Prefeitura do Natal iniciam hoje suas respectivas programações em alusão a data.
A Prefeitura do Natal tem como tema da semana “Natureza Viva, Natal Sustentável”. O lançamento acontece nesta quinta-feira, a partir das 09h30, no Bosque das Mangueiras. No evento, deve ser assinado o Termo de Cooperação entre a Semurb e as secretarias de serviços urbanos (Semsur), Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra) e Urbana para dar suporte à Fiscalização da Semurb na proteção ao meio ambiente.
O Governo do Estado lança o programa Rede Oceano Limpo do RN, que tem como objetivo de fortalecer medidas e práticas para retirada de lixo do mar, além de toda uma programação especial que será anunciada em solenidade, a partir das 09 horas, no Anfiteatro Pau-brasil, no Parque das Dunas.
O Parque das Dunas é um local bastante simbólico quando falamos em preservação ao meio ambiente. Reconhecido mais de cinco vezes como Unidade de Conservação pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Surgiu com o objetivo de garantir a conservação e preservação da Mata Atlântica ali existente. Protegendo sua fauna e flora nativa, além de ser um espaço para pesquisas e estudos científicos, condições para lazer e ações de conscientização ecológica.
Criado em 1977, o Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”, ocupa uma área de 1.172 hectares – é o maior parque urbano sobre Dunas do Brasil e a segunda maior floresta urbana do país, perdendo apenas para Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro.
O parque desempenha fundamental papel no equilíbrio térmico de nossa cidade, conforme ressalta a bióloga e gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage: “essa grande massa florestal é de fundamental para o enfrentamento das emergências climáticas. Pois, contribui com a purificação do ar, a redução da temperatura na cidade, além da manutenção da biodiversidade e contribuindo na manutenção da recarga do lençol freático. ”
No campo cientifico o Parque é referência como centro de pesquisas, recebendo estudantes, pesquisadores de todo país e até internacional sobre a biodiversidade local. “Dentro do nosso centro de pesquisa, nós temos o herbário, ou seja, uma coleção botânica com mais de 400 espécies disponíveis para estudo, não só nativas, mas de todas as Unidades de Conservação. Nosso herbário é vinculado ao Jardim Botânico, o que nos dá uma maior credibilidade”, lembrou a gestora.
Outra atividade de viés científico desenvolvido pelo parque são os viveiros de produção de mudas, ao qual a bióloga ressalta sua importância: “nós coletamos, fazemos germinar e produzimos mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, sendo um dos únicos do estado a realizar essa prática com espécies originárias do parque. A partir disso, fazemos um trabalho de doação de mudas, auxiliando no processo de arborização das cidades”.
LAZER
O Parque cada vez mais tem sido roteiro de lazer para as famílias natalenses, em decorrência de sua área de uso público, conhecido como Bosque dos Namorados. Um ambiente multiuso, em que é possível encontrar espaços para shows, teatros, a prática de atividades física, parques e o momento de troca e aproximação com a natureza. Além de possuir um baixo custo para acessar (R$1,00 por pessoa)
“Dispomos de três trilhas de intepretação ambiental, em que as pessoas têm a possibilidade de entrar na mata, respirar um ar puro, sentir os cheiros e aromas da vegetação, ouvir os animais”, uma experiência única, conforme afirmou a gestora.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O Parque também desempenha importante papel na educação ambiental de seus visitantes, em que o conhecimento de cada espécie de fauna e flora fica mais próximo a população: “Temos as trilhas virtuais, em que ao apontar o celular para o QR Code, você recebe as informações detalhadas daquela espécie, suas curiosidades. Além disso nós temos o projeto Parque Itinerante que levamos uma amostra do parque para escolas, shoppings, para estimular as visitas e a valorização do meio ambiente”.

