Natal foi palco, na noite desta quinta-feira (23), da última seletiva do Servidores em Cena 2025, encerrando com emoção e talento o ciclo de classificatórias do concurso musical promovido pelo Governo do Rio Grande do Norte. O evento, realizado no clube da Associação dos Servidores da Caern (ASSEC), definiu os seis finalistas que completam o grupo de servidores e servidoras que disputarão a grande final, marcada para o dia 19 de novembro, no histórico Teatro Alberto Maranhão.
Ao longo da noite, 12 servidores públicos estaduais e municipais subiram ao palco para mostrar sua arte em interpretações que encantaram o público e os jurados. A abertura ficou por conta de Jacsandro Cruz, da Secretaria de Educação, que apresentou “Fica Comigo”, da banda Placa Luminosa. Em seguida, Cristina Maria, do Detran, emocionou com “Atrás da Porta”, de Elis Regina.
A sequência contou ainda com Lorena Silva, da Sesap, interpretando o clássico “Carinhoso”, de Pixinguinha; Waldir Nascimento, da Fundação José Augusto, com “Sangrando”, de Gonzaguinha; e José Adailton, representante da Prefeitura de São Tomé, que soltou a voz em “Você me vira a cabeça”, de Alcione. Encerrando a primeira parte da noite, Jolian Joumes, servidor da PGE, interpretou “Todo Sentimento”, de Chico Buarque.
Na segunda parte das apresentações, Jader Rafael, da rede estadual da ensino, trouxe “João e Maria”, também de Chico Buarque, seguido por Michelle Yumi, do Campos da UERN Natal, com a emblemática “O bêbado e o equilibrista”, eternizada por Elis Regina. Logo depois, Clara Gilmore, da Sesap, encantou com “O Mundo é um Moinho”, de Cartola; e Rogleidson Aprigio interpretou “Lilás”, de Djavan. A penúltima apresentação foi de Geane Silva, também da Sesap, com “Onde Deus possa me ouvir”, de Vander Lee, e quem encerrou a seletiva foi Franklin André Fonseca, com a canção “100 Anos”.
Prestigiaram as apresentações dos servidores o secretário de Estado da Administração, Pedro Lopes, que coordena o Comitê Gestor do Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Governo do Estado (PQVST); o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto; o secretário adjunto da Administração, Iranildo Germano; o subsecretário de RH, Carlos Cerveira; o chefe de Gabinete da FJA, Donizete Lima; o presidente e a vice-presidente da Comissão Estadual do PQVST, respectivamente, Ricardo Amaral e Graça Araújo; além de diversos servidores do RN, colegas e familiares dos participantes.
Avaliação do Júri
A classificação da seletiva de Natal foi definida por um júri técnico composto por Marcelo Veni, produtor cultural e idealizador do Prêmio Hangar de Música, que desde 1999 reconhece artistas e produtores potiguares; Igor Leça, músico e professor formado pela Escola de Música da UFRN; e Moisés de Lima, músico e jornalista com ampla trajetória na cena cultural do Estado.
Com vasta experiência no meio artístico, o trio de jurados avaliou aspectos técnicos e expressivos das apresentações — como afinação, interpretação, presença de palco e originalidade — e teve a missão de escolher os últimos seis finalistas do concurso. Os nomes foram revelados ao final da noite, em meio à emoção e aos aplausos do público, completando o grupo que disputará a grande final do Servidores em Cena 2025, marcada para o dia 19 de novembro, no Teatro Alberto Maranhão.
Enquanto o júri deliberava, o público foi brindado com duas apresentações especiais de servidoras finalistas da primeira edição do concurso Servidores em Cena: Talentos em Destaque. A convite da organização, Anne Torres (Caern) e Heli Medeiros (Sesap) retornaram ao palco e encantaram os presentes com interpretações marcantes, reafirmando o espírito de valorização da arte e do talento no serviço público. As duas se apresentaram individualmente e também dividiram o palco em um dueto da canção “Sufoco”, sucesso de Alcione.
“Vim para acompanhar esses grandes artistas que temos em todo o Estado. É um momento muito importante, porque mostra que existe arte, vida e cultura dentro das repartições públicas, onde às vezes a gente nem se conhece direito. Fiz muitos amigos no festival — hoje estou revendo vários deles — e é muito bom reencontrar todo mundo”, contou Anne.
Para Heli, o festival vai além da competição: “Mais do que um concurso, é um momento de integrar as secretarias e reunir os servidores que se dedicam às artes dentro do governo. Acho muito bacana poder conhecer pessoas novas. Há muitos servidores talentosos que a gente nem sabia que cantavam tão bem. É um momento de festa, celebração e convivência. Estou muito feliz em participar”, ressaltou.
Ao final da noite, o resultado foi anunciado com entusiasmo. Passaram para a próxima fase do concurso os seguintes servidores: Clara Gilmore (Sesap), Geane Silva (Sesap), José Adailson de Lima (Prefeitura de São Tomé), Michelle Yumi (UERN), Rogleidson Aprígio (FJA) e Waldir Luz (FJA).
Concorrendo pela primeira vez, Aprígio contou que não tinha grandes expectativas ao se inscrever:
“Eu não esperava realmente passar. A minha intenção era apenas entregar aquilo que estava dentro de mim, musicalmente falando. As minhas experiências e vivências me construíram como artista, e eu quis usar a música para expressar minha essência. Tentei fazer isso no palco e fiquei muito feliz com o resultado. Acho que consegui alcançar corações e sentimentos — e o fruto disso é estar agora na final. Estou muito feliz”, afirmou.
Já Yumi, que participou da edição de 2024 e volta a se classificar para a grande final, celebrou o momento como a realização de um sonho:
“Ir para o Teatro Alberto Maranhão era um sonho. Estou muito feliz de poder realizar isso. Para quem chega à final, a sensação é também de responsabilidade, porque há muita gente talentosa — todos se dedicaram muito. Então, representar não só o nosso trabalho, mas também o dos colegas que se apresentaram, é algo muito especial.
O concurso
O Servidores em Cena integra as ações do Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), com apoio da Fundação José Augusto (FJA)/Secretaria da Cultura (Secult), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), da Associação dos Servidores da Caern e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
O concurso conta ainda com o apoio de sindicatos e associações representativas do funcionalismo público estadual, como o Sindicato dos Auditores Fiscais do Tesouro Estadual (Sindifern), a Associação dos Auditores Fiscais do Tesouro Estadual (Asfarn), o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed), a Associação dos Assessores Jurídicos do Estado do RN (Asssejuris), o Sindicato dos Técnicos-Administrativos da UERN (Sintauern) e a Associação dos Servidores da Emater (Assema-RN).

