O Grupo de Trabalho (GT) Nova Ponta Negra realizou, nesta quinta-feira (22), uma reunião preparatória para a segunda audiência pública sobre o projeto de requalificação urbana e paisagística da orla de Ponta Negra. O encontro com a população está marcado para o dia 29 de janeiro de 2026, às 9h, na Associação dos Moradores dos Parques Residenciais Ponta Negra e Alagamar (AMPA).
Esta será a segunda audiência promovida pelo GT e tem como finalidade reunir sugestões, impressões e contribuições da população e dos diversos setores que atuam na região. As participações irão subsidiar a elaboração do termo de referência que orientará o concurso público de projetos da Nova Ponta Negra.
De acordo com o secretário municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (Sepae) e coordenador do GT, Arthur Dutra, a primeira audiência contou com ampla participação e possibilitou a apresentação do grupo de trabalho, além de envolver uma comunidade qualificada e interessada em contribuir. “Nesta segunda audiência, a proposta é avançar em aspectos mais técnicos e específicos do projeto, contribuindo diretamente para a fase de preparação do concurso”, afirmou.
Durante a reunião, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), responsável pela execução operacional, elaboração dos documentos técnicos, gestão do concurso e acompanhamento do julgamento, apresentou o plano de trabalho da assessoria técnica, detalhando as etapas que irão conduzir o processo até o lançamento do edital.
O arquiteto Luciano Barros, responsável pela coordenação técnica do concurso, ressaltou o desafio de sistematizar as contribuições da sociedade e dos diversos atores que vivenciam o território. Segundo ele, o plano de trabalho busca garantir que informações, expectativas e valores culturais sejam devidamente contemplados, assegurando que os participantes do concurso tenham uma compreensão clara e integrada do que se pretende para Ponta Negra. “Nossa missão é entregar um edital tecnicamente consistente, que valorize as comunidades tradicionais, a história da cidade e dialogue com as expectativas da população”, declarou.
A requalificação da orla de Ponta Negra é um dos principais projetos urbanísticos em discussão na capital e tem como diretriz a participação popular no processo de definição das propostas.

