Pequenos negócios do setor de turismo têm investido em experiências turísticas autênticas, no Rio Grande do Norte, oferecendo ao visitante a oportunidade de vivenciar o estado além da tradicional combinação de sol e mar.
A denominação Turismo Autêntico vem para definir um roteiro que respeita as origens de um território, que valoriza as tradições, a cultura, a gastronomia e é executado com protagonismo pelas pessoas do local. São experiências que valorizam o que de fato existe e está inserido rotineiramente na realidade de um grupo de pessoas.
Neste feriado de 1º de maio, esse tipo de escolha deve fazer parte do entretenimento de muitos potiguares que planejam atividades de lazer mais próximas de casa.
Turismo de Base Comunitária
No RN, Território Potiguara Katu, na divisa entre Canguaretama e Goianinha destaca-se entre os destinos em que os moradores são protagonistas da atividade turística, onde é possível mergulhar na natureza e na história da comunidade indígena local. Outro exemplo é a Comunidade do Porto, em Canguaretama, que oferece passeios pelos manguezais, degustação de pratos típicos e vivências sobre o cultivo de ostras. Já na Comunidade Quilombola da Praia de Sibaúma, os visitantes conhecem a história da localidade e acompanham demonstrações do Zambê, ritmo tradicional da cultura afrodescendente.
Em Tibau do Sul, a Associação de Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte também integra o roteiro, com uma experiência que inclui passeio em flutuante sobre a Lagoa de Guaraíras, degustação de ostras frescas e visita ao local de produção. Essas atividades integram ações voltadas ao turismo de base comunitária, com iniciativas de apoio técnico e capacitação.
Rota da Cerveja Potiguar
Para quem prefere unir turismo e sabores, outra opção é a Rota da Cerveja Potiguar. Fruto de uma ação coordenada pelo Sebrae-RN, a rota reúne 16 cervejarias artesanais distribuídas entre os municípios de Natal, Parnamirim, Monte das Gameleiras, Mossoró e Pau dos Ferros.
As empresas participantes estão registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e passaram por consultorias e orientações oferecidas pelo projeto Transforma RN, uma parceria entre o Sebrae e a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), voltada para a adequação sanitária, regularização e transformação digital dos empreendimentos. No site cervejapotiguar.com.br é possível ter todas as informações sobre as marcas.
Outra experiência encantadora para quem busca cultura e tradição é a vivência com as rendeiras da Vila de Ponta Negra, em Natal. A poucos passos do conhecido Morro do Careca, o visitante pode apreciar não apenas a paisagem, mas também o som característico dos bilros, instrumento usado na produção artesanal da renda.
Considerada um dos principais patrimônios culturais da cidade, a renda de bilro é apresentada aos visitantes em oficinas demonstrativas, que mostram as técnicas e os elementos desse delicado bordado. A experiência inclui ainda degustação da culinária local e a exposição de produtos confeccionados pelas famosas rendeiras.
A tradicional Tapiocaria da Vó Maria foi transformada em Memorial do Bilro e hoje é um ponto de referência para os admiradores da renda, reunindo as artesãs da região. Uma das iniciativas do grupo é a “Zoada dos Bilros”, encontro criado pela rendeira Maria Marhé com apoio do Sebrae-RN. A ação tem como objetivo valorizar a prática artesanal, promover a interação com os visitantes e dar visibilidade a cada artista envolvido na preservação dessa tradição. O trabalho também é divulgado através das redes sociais, pelo Instagram (@rendeirasdavila) e no Facebook (rendeirasdavila)