A educação empreendedora avança em escolas de ensino fundamental do Rio Grande do Norte e ajuda a transformar o ambiente escolar em cenário para estímulo ao empreendedorismo. A partir de iniciativa do Sebrae RN, denominada de Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), crianças aprendem a desenvolver habilidades empreendedoras de forma lúdica e interativa. Somente em 2024, a solução alcançou 141 escolas no estado, com mais de 31 mil alunos impactados. Para 2025, a meta é dobrar a cobertura do programa e beneficiar 60 mil estudantes.
Aplicado há 11 anos no Rio Grande do Norte, o JEPP possui proposta pedagógica focada na transformação do aluno. O curso possui duração de três meses e culmina com a realização de uma feira de empreendedorismo, onde os alunos apresentam projetos no quais põem em prática o conhecimento adquirido ao longo da aplicação da metodologia.
Um recorte significativo dos impactos do projeto ocorre na Regional Oeste, conjunto de 13 municípios atendidos pela Agência Sebrae no Oeste, localizada em Mossoró. Lá, sete escolas instaladas nas cidades de Grossos (1), Baraúna (3), Janduís (2) e Mossoró (1) concentram 10% do total de alunos beneficiados pelas ações do JEPP em todo o território potiguar. Ao todo, são 3.121 alunos beneficiados, a partir da parceria firmada entre secretarias municipais de Educação e o Sebrae RN. A exceção é Mossoró, onde o programa funciona na Escola Sesc.
De acordo com o gestor estadual do JEPP, Everton Lucena, os números obtidos no estado refletem a importância da solução para o estímulo ao empreendedorismo. Ele explica que, para alcançar a meta ambiciosa de 60 mil alunos impactados em 2025, será feita sensibilização dos novos secretários municipais de Educação. O intuito é fazer com que a metodologia seja aplicada em escolas de todos os municípios do RN.
Resultados
No município de Janduís (Médio Oeste), as escolas municipais Professor Aluízio Gurgel e Antônia Eurlí Maia aderiram à solução em 2024 e encerraram as atividades nesta terça-feira (10), com uma feira de empreendedorismo no Mercado Público Municipal. Ao agradecer a parceria do Sebrae RN, a diretora da Escola Municipal Antônia Eurlí, Lázara Maia, avalia que o desenvolvimento do JEPP na unidade escolar representa um marco no desenvolvimento dos alunos participantes.
“Foi grandioso demais, pois conseguimos envolver todas as turmas, de todos os anos da escola, desde a criança de 6 anos ao jovem de 14 anos acima. E agradecemos a parceria do Sebrae e a gestão municipal por ter feito adesão ao Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, pois entendemos que foi uma parceria de um trabalho muito gratificante, marcante para todos que participaram”, enaltece.
Cleide Câmara é consultora do Sebrae RN e atuou como consultora de implementação do JEPP nos municípios de Janduís e Baraúna. Ela explica que, ao longo dos três meses do projeto, os alunos recebem um livro com temática de acordo com o ano/série. Além disso, têm acesso a links de vídeos e materiais, que ampliam as fontes de pesquisa e conhecimento que nortearão o desenvolvimento do projeto.
“Durante esse processo, com a mediação do professor, vai sendo desenvolvido o projeto a ser apresentado na feira empreendedora, que geralmente é muito próximo dos que os materiais sugerem. Ontem, em Janduís, acompanhamos a culminância do projeto, que foi um verdadeiro sucesso. Alunos e comunidade escolar totalmente envolvidos e a certeza de que a metodologia alcançou o objetivo, que é despertar o empreendedorismo nos alunos beneficiados”, pontua.
Além das escolas Professor Aluízio Gurgel e Antônia Eurlí Maia, em Janduís, aderiram ao Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos na Regional Oeste três unidades educacionais no município de Baraúna (Escola Municipal de 1º Grau Professor Amauri Ribeiro, Escola Municipal de 1º Grau Manoel de Barros e Escola Municipal de 1º Grau Maria Barros Feitosa), a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, em Grossos, e a Sesc Escola, em Mossoró.
Adesão
Para aderir ao JEPP em 2025, os municípios interessados podem buscar orientação diretamente nas agências regionais do Sebrae, instaladas em todas as regiões do estado. De acordo com a analista técnica do Sebrae RN Rafaela Rodrigues, após o primeiro contato, as tratativas serão direcionadas à gestão estadual do projeto, que encaminhará a parceria.
“Dessa forma, o projeto alcança uma maior capilaridade em todo o estado, de modo que chegaremos a mais escolas e beneficiaremos mais estudantes com uma metodologia diferenciada, capaz de transformar pessoas por meio da educação empreendedora”, enfatiza.
O JEPP está estruturado de acordo com o ano escolar, com uma proposta pedagógica específica para cada etapa. As atividades são planejadas de forma a estimular os alunos a assumirem riscos calculados, tomarem decisões e identificarem oportunidades de inovação, mesmo em situações desafiadoras. Entre os temas abordados, estão a criação de brinquedos ecológicos, a produção de temperos naturais e o desenvolvimento de negócios sustentáveis.