O município de Santa Cruz aparece entre os 20 mais eficientes do país nos gastos públicos, segundo o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F) 2024, elaborado pelo jornal Folha de São Paulo e divulgado nesta terça-feira, 03.
São analisados dados de gastos com saúde, educação e saneamento básico. Os municípios que gastam menos e tem mais eficiência são melhores ranqueados.
Santa Cruz está em 16º lugar em eficiência, sendo o melhor município do Nordeste, região em que ocupa o primeiro lugar. A classificação foi comemorada pelo deputado Tomba Farias, vice-presidente da ALRN, durante discurso no plenário da Casa. “Estamos entre os 20 municípios do Brasil, que melhor entrega saúde, educação e menor gasto. Na região Nordeste ocupamos o primeiro lugar. Parabenizo Santa Cruz, ao prefeito Ivanildo Ferreira, pela posição da cidade nesse ranking que acaba de sair no jornal Folha de São Paulo”, comemorou o parlamentar.
A Folha utiliza dados dos tribunais de contas da União e dos Estados, além de outras métricas, para elaborar o ranking com todos os municípios brasileiros.
Santa Cruz recebeu nota 0,672 em uma escala que vai de 0 a 1.
Na área de saneamento básico, que engloba cobertura de água, cobertura de esgoto e coleta de lixo, o município recebeu nota 0,836.
Na saúde, que avalia, entre outros dados, domicílios cobertos por atenção básica e número de médicos por habitante, a nota foi 0,673.
Na educação, onde se avalia, especialmente, a quantidade de alunos matriculados por idade e os investimentos em infraestrutura, o índice foi de 0,711.