Por Magnos Alves
Trafegar e até entrar em casa se tornou um desafio em várias ruas da cidade de Mossoró. Várias vias foram “engolidas” por buracos e a espera por serviços de recuperação já dura anos, sem qualquer iniciativa da Prefeitura de Mossoró. O descaso atinge a região que mais cresceu na cidade na última década.
É o caso da Rua Antônia Maria Monteiro, no Conjunto Bosque dos Pássaros 2, no bairro Alto do Sumaré, localizado na zona leste de Mossoró, nas proximidades da antiga base da Petrobras, atual sede da Brava Energia. O morador Vanderlei Pereira afirma que a buraqueira começou há anos e nunca foi executado qualquer serviço de recuperação da rua. “Comprei essa casa há oito anos e há mais de dois moro nela, sempre com essas péssimas condições da rua. ”, afirma.
Os buracos estão espalhados pelo Bosque dos Pássaros 2 e tomaram conta também das ruas do Bosque dos Pássaros 1 que, igualmente, nunca receberam qualquer serviço, nem mesmo a operação tapa-buraco. Todas as ruas apresentam problema, mas a situação é mais alarmante na Rua Asa Branca, onde em diversos trechos a pavimentação asfáltica e até o paralelepípedo sumiram, dando lugar a grandes poças de lama.

Na mesma região, uma das principais vias de ligação entre o Sumaré e o Bom Jesus também virou cenário de abandono. As ruas Zeus, no Monte Olimpo, e Manoel Balbino, no Bom Jesus, se conectam e foram tomadas por buracos. “Desde o começo do conjunto novo que fizeram que aqui é só buraco. ”, relata o borracheiro Francisco Vieira, que acrescenta que o bairro caiu no esquecimento da classe política. “Os candidatos só se lembram da gente aqui quando é tempo de política, aí eles andam aqui. ”, alfineta.
O comerciante José Barbosa Junior tem uma loja de material de construção na Manoel Balbino e já perdeu a conta de há quanto tempo espera por serviços de recuperação da rua. “É a rua todinha cheia de buraco, todo canto aqui é só buraco. ”, declara. Quase em frente à sua loja, a rua sumiu. Para amenizar a situação, os próprios moradores estão preenchendo os buracos com entulhos de obras.
A operação tapa-buraco até passou pela região recentemente, mas o serviço não atendeu nem a Avenida Jardim América em sua totalidade. Quem passa pela via pode observar buracos abertos ao lado de outros que foram fechados há pouco tempo no mesmo setor.
A Reportagem do Diário do RN entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Infraestrutura da Prefeitura de Mossoró e questionou se havia alguma previsão para realização de serviços nas ruas citadas na matéria. Não houve qualquer retorno até o fechamento desta edição.