Por Carol Ribeiro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inicia nesta sexta-feira (11) a agenda de compromissos no Rio Grande do Norte, com o lançamento do Rota 22, programa do Partido Liberal, de construção de projeto de Governo e divulgação pré-eleitoral do bolsonarismo pelo país. Ao lado do senador Rogério Marinho (PL), pré-candidato ao Governo do Estado, a estreia do programa no Rio Grande do Norte inclui visitas em obras e participação de eventos partidários em diferentes cidades potiguares. A programação se estende até o sábado (12) e deve reunir apoiadores, lideranças políticas e simpatizantes de Bolsonaro, considerado por Marinho como “o maior líder popular do Brasil”.
“Nós teremos a oportunidade nesta sexta-feira, dia 11, e no sábado dia 12, de acompanharmos a visita do maior líder popular do Brasil na atualidade, que é o ex-presidente Jair Bolsonaro”, afirmou Rogério Marinho em declaração ao Diário do RN.
Segundo o senador, a comitiva visitará “algumas das principais obras no Estado, que tiveram participação decisiva do Governo Bolsonaro, como a Cidade da Moda, em Acari, a Barragem de Oiticica, em Jucurutu, e o Ramal do Apodi”.
Marinho também destacou o início do novo projeto do Partido Liberal: “Na noite de sexta estaremos realizando o primeiro Seminário do Rota 22, o projeto do PL que vai percorrer o país ouvindo a população e buscando soluções para cada região. É uma honra que esta iniciativa, do maior partido do país, tenha início pelo nosso RN”.
Bolsonaro desembarcou no aeroporto de São Gonçalo do Amarante por volta da meia-noite desta sexta-feira (11).
A agenda começa às 7h da manhã, com um encontro com apoiadores no CCAB Sul, na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Natal. De lá, Bolsonaro parte em comboio com aliados para o interior do Estado. Às 10h30, visita o Complexo Acari Cidade da Moda, e às 12h30, a Barragem de Oiticica, no município de Jucurutu.
Já no final da tarde, às 18h, Bolsonaro participa do Seminário Rota 22 PL RN, que será realizado na sede da AABB de Pau dos Ferros, região do Alto Oeste Potiguar. Após o evento, ele segue para Tenente Ananias, onde participa de um jantar na casa do deputado estadual Dr. Kerginaldo (PL).
A agenda continua na manhã de sábado (12), com visita ao município de Major Sales, onde Bolsonaro deve conhecer o Túnel Major Sales, parte do Ramal do Apodi, obra integrante do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Já no sábado (12), a comitiva visita o Túnel Major Sales, parte do Ramal do Apodi — uma das obras estruturantes do Projeto de Integração do Rio São Francisco, apontada por aliados como uma das realizações do governo Bolsonaro no Estado.
Ao longo da semana, os deputados do PL se dedicaram a mobilizar a militância em torno da presença do ex-presidente.
“Eu e meu time já estamos prontos para receber o ex mais amado do Brasil. E aí, você vai estar lá para recebê-lo também?”, escreveu Gonçalves no Instagram, em um da série de vídeos que postou sobre o assunto.
Dr. Kerginaldo (PL), deputado estadual e anfitrião do jantar com Bolsonaro em sua fazenda no Alto Oeste, afirma que a visita tem forte valor simbólico. “É uma honra muito grande receber o maior líder individual do Brasil hoje, talvez até da América Latina. Ele vem aqui prestigiar nosso líder regional Rogério Marinho com o programa Rota 22, preparar nosso programa de campanha com essas reuniões regionais”, disse Kerginaldo ao Diário do RN.
O deputado federal General Girão (PL) postou vídeo nesta sexta-feira convocando os apoiadores para receber Bolsonaro. O parlamentar, internado para tratamento de saúde, não deve participar dos eventos.