O Sebrae no Rio Grande do Norte encerrou sua participação na Expofruit 2025 – Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada, realizada em Mossoró, com resultados expressivos para a fruticultura brasileira. Um dos grandes destaques foi a Rodada Internacional de Negócios, promovida em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que conectou produtores locais a importadores e compradores de 11 países e gerou US$ 6 milhões de dólares em negócios.
O volume é resultado das 272 reuniões bilaterais realizadas durante os dois dias da rodada, resultando em US$1,1 milhão em negócios imediatos (on spot) e a expectativa de US$ 4,9 milhões em contratos a serem fechados nos próximos 12 meses.
Ao todo, 13 compradores estrangeiros participaram das negociações, vindos do Equador, Chile, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Romênia, Emirados Árabes Unidos, Índia, Rússia e China. Do lado brasileiro, 28 empresas participaram das agendas, sendo 12. As demais representaram os estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
“Esses números comprovam o potencial do Rio Grande do Norte como referência internacional na produção de frutas tropicais de qualidade. A rodada não apenas abre novos mercados, mas também fortalece a imagem do estado como um pólo competitivo, inovador e sustentável no agronegócio”, destacou o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti.
Além da rodada de negócios, o Sebrae-RN montou um estande com 10 empresas com produtos certificados com Selo Feito Potiguar e certificou outras sete, sendo seis ligadas à fruticultura e uma avícola. Também lançou o Hub PotiAgro e o Desafio EliAgro. Na programação científica promoveu fóruns, palestras, oficinas e ações de capacitação durante a Expofruit, contribuindo para preparar empreendedores e produtores para os desafios e oportunidades do mercado.
As iniciativas reforçam as estratégias do Projeto de Fruticultura do Sebrae RN, em ações com ênfase na aproximação comercial entre pequenos produtores do setor com grandes compradores de frutas, além do acesso a novos mercados. O intuito, segundo o gestor do projeto, Franco Marinho, “é ampliar as oportunidades e a geração de novos negócios para os fruticultores potiguares”.
Ainda conforme João Hélio, os resultados obtidos, com volume de US$ 6 milhões em negócios prospectados, somados às iniciativas realizadas pelo Sebrae-RN na Expofruit 2025 consolidam a feira como a principal vitrine da fruticultura tropical irrigada. “A Expofruit vai além das expectativas e se destaca como um espaço estratégico para ampliar a competitividade global do agronegócio potiguar”, avaliou.
Realizada pelo Sebrae RN, Comitê Executivo de Fruticultura do RN (Coex) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) entre os dias 20 e 22, em Mossoró, a Expofruit contou com mais de 300 expositores na Estação das Artes Elizeu Ventania. Com vasta programação técnica e científica, o evento debateu temas relevantes do setor frutícola e reafirmou o protagonismo do Rio Grande do Norte no cenário nacional.
*Com informações de Agência Sebrae de Notícias