O Rio Grande do Norte terá dois representantes no Gymnasiade 2023, a maior competição estudantil do mundo, que acontecerá de 19 a 27 de agosto, no Rio de Janeiro. Os atletas da modalidade de wrestling, Antônio Marcos e Ana Mariane, ambos do município de Barra de Maxaranguape, se classificaram na seletiva nacional, e irão em busca do título mundial.
Antônio Marcos é aluno da Escola Municipal Esmerino Gomes e vai representar o wrestling potiguar na luta de estilo greco-romano, até 44kg. A aluna e atleta Ana Mariane estuda na Escola Municipal Germano Gregório, e também vai lutar no estilo greco-romano, no peso até 36kg.
Ambos são treinados pelos professores João Paulo Morfeu e Vitor Souza, do clube Shiro Saigo.
De acordo com o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Desporto Escolar (FNDE), Gileno Souto, o Rio Grande do Norte poderá ter um terceiro representante, mas na modalidade de atletismo. A entidade estuda a possibilidade e deve confirmar a informação nos próximos dias.
De volta ao Brasil depois de 10 anos, a Gymnasiade 2023 reunirá, entre os dias 19 a 27 de agosto, mais de 4 mil pessoas no Rio de Janeiro, entre estudantes-atletas, professores, dirigentes, staff e voluntários. Promovido pela ISF e organizado pela CBDE, os Jogos Mundiais Escolares são a maior competição estudantil do mundo, no ano passado o Brasil levou a maior delegação da história, com 230 atletas estudantes, na Normandia, na França.

