Na manhã desta quarta-feira (20), o Rio Grande do Norte sediou o lançamento do “Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (EJA)” no Nordeste. Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) e apoio do Governo do RN, o evento reúne representantes dos nove estados que compõem a região nordestina.
O encontro reúne cerca de 200 profissionais discutirá, até quinta (22), estratégias para o fortalecimento das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na região. Estão programadas cinco salas temáticas com temas específicos relacionados à EJA, com o objetivo de socializar informações, orientar sobre ações do Pacto, funcionamento dos programas e ferramentas de acesso aos recursos destinados a cada ação.
Além dos cem participantes vindos de outros estados nordestinos, o evento conta com a participação de cem gestores, assessores pedagógicos, professores e estudantes da EJA das Diretorias Regionais de Educação (DIRECs) do Rio Grande do Norte. Os profissionais da educação também terão a oportunidade de compartilhar as ações desenvolvidas pela EJA na rede de educação básica do estado.
Atualmente, mais de 38 mil estudantes estão matriculados na EJA da rede estadual, um número que reflete o compromisso contínuo do Rio Grande do Norte com a educação de jovens e adultos.