O comércio varejista do Rio Grande do Norte registrou um crescimento robusto de 8,2% na receita em novembro de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Este resultado marca o oitavo aumento mensal consecutivo e o segundo mês com uma variação superior a 8%.
Divulgados nesta quinta-feira (15) pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, esses dados consolidam o varejo potiguar como o segundo melhor desempenho do Brasil em novembro e o líder na região Nordeste, segundo análise do Instituto Fecomércio RN (IFC).
No acumulado do ano até novembro, o varejo do Rio Grande do Norte registrou um crescimento de 4,5%. Esse resultado é notável, pois representa o triplo da média nacional (1,5%), posicionando o estado como um destaque regional e nacional. O RN alcançou o segundo maior crescimento do Nordeste (ficando atrás apenas da Paraíba) e o quarto lugar no ranking nacional.
“Esses números confirmam a sustentação do consumo local, mesmo em um contexto de inflação e juros elevados”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. Quando incluídos os segmentos de veículos, motos e peças e de material de construção — compondo o Varejo Ampliado — o Rio Grande do Norte registrou alta de 2,9% em novembro e, no acumulado do ano, de 2,4%.
Segundo o IFC, a sequência de resultados positivos do varejo restrito demonstra recuperação e resiliência do comércio potiguar, com vendas que se mantêm firmes em um cenário macroeconômico mais desafiador.
“Os números de novembro confirmam que o comércio potiguar está em movimento — com empregos sendo mantidos e consumo real se recuperando. São oito meses de alta consecutiva, o que reforça a resiliência do nosso setor frente a um ambiente econômico ainda exigente”, afirma Marcelo Queiroz.

