O Rio Grande do Norte tem registrado um crescimento significativo na oferta da Educação Especial na rede estadual de ensino, conforme apontam dados do Censo Escolar divulgados pelo INEP. Nos últimos dois anos letivos, o número de estudantes atendidos saltou de 7.911 para 8.622, e a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) projeta que essa tendência de crescimento continue para o próximo ano.
O crescimento é ainda mais expressivo ao se considerar os últimos cinco anos, com um aumento de 52,1% na matrícula na Educação Especial, passando de 5.669 para 8.622 alunos. Esse avanço reflete o compromisso do governo estadual em promover uma educação inclusiva, que abranja estudantes com necessidades educacionais específicas.
Atualmente, a modalidade de Educação Especial conta com 1.995 profissionais nos serviços de apoio especializados, incluindo 399 no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Escolas Estaduais e Centros de Educação Especial. Além disso, 1.167 Professores de Educação Especial desempenham um papel crucial na mediação do processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, proporcionando um ambiente inclusivo e adaptado.
Para garantir uma abordagem holística, no ano de 2023, 197 intérpretes/tradutores de Libras e 23 professores atuaram no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (AEHD), atendendo a estudantes em tratamento de saúde prolongado. No último ano, foram celebrados dois convênios estratégicos com o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e o Instituto do Bem, resultando na abertura de duas classes hospitalares.
A iniciativa também contempla a ampliação da oferta do apoio dos cuidadores. O projeto está implantado em 234 escolas, com um investimento total de R$ 5,1 milhões, destacando o comprometimento do estado em oferecer educação inclusiva e de qualidade. No último ano letivo, 595 estudantes receberam suporte especializado para atividades de higiene, alimentação e locomoção, promovendo uma experiência educacional adaptada às suas necessidades individuais.
Para a subcoordenadora de Educação Especial, professora Maria do Carmo, o trabalho realizado serve de referência. “Esses avanços não apenas representam uma conquista para a Educação Especial no RN, mas também inspiram outras regiões a adotarem práticas inclusivas e inovadoras. É com otimismo que observo o progresso constante nesta jornada em direção a uma educação verdadeiramente inclusiva, igualitária e equitativa”, aponta Maria do Carmo.
A inclusão de mais estudantes na Educação Especial não apenas reflete o compromisso do Governo do Estado, na gestão da governadora Fátima Bezerra, por meio da Secretaria de Educação do RN, mas também o empenho em enfrentar os desafios com coragem e determinação, buscando e implementando soluções inovadoras para garantir uma educação acessível a todos e todas.