Até março de 2026, o Rio Grande do Norte terá uma cobertura total do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). E o primeiro passo dessa expansão foi dado pelo Governo do Estado, em parceria com as gestões municipais, nesta sexta-feira (5) com a entrega de cinco novas ambulâncias e a incorporação de 22 municípios do Oeste e Alto Oeste na área de atendimento do SAMU RN.
“É um dia realmente para celebrar. E tudo isso só está sendo possível graças a parcerias. Sem o presidente Lula isso não estaria acontecendo, que encaminhou 25 novas ambulâncias este ano. E sem o Governo do Estado e as prefeituras também não seria possível colocar o SAMU para funcionar. Independente de partido político, estamos aqui confirmando parceria para trazer dignidade ao nosso povo“, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
As cidades de Apodi, Areia Branca, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Janduís, Messias Targino, Serra do Mel, Tibau e Upanema, somadas a São Miguel, Venha Ver, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Severiano Melo, Riacho da Cruz, Itaú e Rodolfo Fernandes no Alto Oeste, agora passam a contar com o SAMU.
O benefício para a população é resultado de um trabalho conjunto entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e municípios, que pactuaram uma nova politica de financiamento para o SAMU RN, e o Governo Federal, que através do Ministério da Saúde encaminhou 25 novas ambulâncias este ano ao estado, das quais 15 estão sendo destinadas à expansão do serviço. “O SAMU é parte de um projeto que leva esperança às pessoas. Quem liga 192 sabe que vai ter um atendimento de qualidade e essa expansão que estamos fazendo é um esforço gigante, deixando um legado sem tamanho“, destacou o secretário Alexandre Motta.
Destas ambulâncias, cinco passam a atender ao povo do Oeste e do Alto Oeste, sendo UTIs móveis em Areia Branca, Apodi e Caraúbas e unidades de suporte básico nas bases de Grossos e São Miguel. “Por questão de justiça, temos que reconhecer o esforço do Governo em investir na interiorização da saúde, como fez na abertura de UTIs e agora com o SAMU“, destacou o prefeito Souza, de Areia Branca, representando os gestores municipais.
A ação também envolve a abertura das novas bases, através de investimentos dos municípios, como em São Miguel, Grossos e Caraúbas, e ampliações das estruturas existentes, como no caso de Apodi e Areia Branca.
FORMATURA
E para garantir que o reconhecido atendimento de excelência do SAMU RN seja parte também da ampliação do serviço no Oeste, a Sesap concluiu o treinamento de 65 enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores.
A formatura foi realizada em Mossoró, no auditório da sede do Ministério Público estadual, com a presença de secretários e prefeitos dos 22 municípios beneficiados com a expansão do serviço, além dos deputados estaduais Isolda Dantas e Ivanilson Oliveira.
“Estamos em festa. Esse momento é um sonho, fruto de um esforço enorme de todos. Participar do SAMU é um processo que requer alto nível de capacitação”, afirmou Fernando Carvalho, condutor de ambulância e orador da turma de formados no curso de capacitação.

